Começou nesta segunda-feira (12), na sede da Contag, em Brasília, o Seminário Nacional de Aprofundamento Temático sobre Desenvolvimento e Territorialidade . Já na abertura do encontro, o presidente da confederação, Manoel dos Santos, convocou todas as lideranças ligadas as Fetags e aos STTRs a construírem a partir do debate encaminhamentos que possam desenvolver os territórios em todo o Brasil.
"Temos que criar mecanismo para que o trabalhador rural possa melhorar o planejamento e comercialização da sua produção", disse Santos. O presidente da Contag ainda destacou a importância de se trabalhar a coletividade com objetivos comuns para melhor a infra-estruturas dos municípios. "Assim as autoridades locais poderão direcionar as obras que realmente as comunidades necessitam".
Abordagens
Á tarde a programação do seminário seguiu com o debate da Concepção e abordagens de desenvolvimento e territorialidade . O professor Marcelo Dias, da Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG) falou sobre as dificuldades de se entender e desenvolver a questão da territorialidade nos municípios diante de realidades tão diferentes. "A territorialidade está ligada a fatores históricos e leva-se tempo para trabalhar isso nas comunidades", disse Dias.
Em seguida, o presidente da Contag, Manoel dos Santos falou sobre O PADRSS e a estratégia de territorialidade. Depois de fazer um relato sobre a construção da Política de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Contag, Santos reforçou que é preciso planejar o processo de desenvolvimento territorial em conjunto com outros movimentos e esferas do poder locais. "Precisamos assumir a nossa parte dos territórios e avançar nas discussões na base".
O Seminário Nacional de Aprofundamento temático sobre Desenvolvimento e Territorialidade termiadia 14/11, quarta-feira, na Contag.