Cerca de 350 dirigentes sindicais de Pernambuco se reuniram, de 22 a 24 de agosto, no 15º Congresso de Delegados e Delegadas Sindicais dos Trabalhadores Rurais da Zona Canavieira de Carpina, em Pernambuco (PE). O encontro foi promovido pela Fetape para traçar estratégias de organização política e sindical e discutir a pauta de reivindicações dos trabalhadores do setor da cana-de-açúcar. Entre as exigências dos trabalhadores estão piso salarial de R$ 500, transporte gratuito, garantia de alimentação pelas usinas e redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.
O diretor de Política Agrícola da Fetape José Rodrigues avalia positivamente a participação das lideranças no evento e também a mobilização nos municípios. "Foi um dos melhores Congressos que tivemos, porque houve uma participação massiva dos trabalhadores rurais. Os sindicatos estão se mobilizando para convocar os cortadores de cana para as assembléias", afirma.
Na opinião do presidente do STTR de Rio Formoso/PE, José Tadeu da Silva, o evento significou um avanço para a região, que conta hoje com 1600 trabalhadores rurais no setor da cana. "O encontro foi o melhor que participei até agora. Havia muita proposta e muito trabalho que serviram para sacudir o trabalhador e fazer com que tenha mais coragem de lutar pelos seus direitos", acredita.
Estão previstas para o dia 14 de setembro várias assembléias que terão a participação de dirigentes sindicais de STTRs de 50 municípios pernambucanos. Os participantes tratarão, nessas reuniões, da convenção coletiva do setor canavieiro. A expectativa é de que participem mais de 50 mil pessoas.
Atualmente, cerca de 100 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais atuam na área da cana-de-açúcar na região pernambucana. FONTE: Andréa Póvoas