O secretário de Educação e Formação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Vanderlândia, José Félix Soares Leite, é o novo prefeito de Vanderlândia (TO). O secretário de Saúde do município é o presidente licenciado do STTR de Vanderlândia, Wiliam Clementino da Silva Matias. Os dois dirigentes tomaram posse em novembro.
José Félix, que assumiu a prefeitura após a morte do ex-prefeito José Maurício de Medeiros, explica que levará a experiência sindical para a gestão pública. "Nós, líderes sindicais, temos a obrigação de mostrar, no governo, que é possível administrar com dignidade e transparência".
Segundo os dirigentes, a ascensão do movimento sindical para a gestão pública se deve também aos cursos de formação de novos líderes, promovidos pela Contag, Fetags e STTRs. Em Vanderlândia, cerca de 180 jovens participam de processos de capacitação, como o Programa Jovem Saber e o Consórcio da Juventude Rita Quadros.
William Clementino afirma que os sindicatos devem estimular a intervenção política dos líderes sindicais. "Sabemos perfeitamente o que queremos e devemos buscar a esfera pública para executar nossos sonhos e utopias", propõe o secretário de Saúde.
O STTR de Vanderlândia já começou a estudar os nomes que vão concorrer às eleições municipais do próximo ano. O objetivo é eleger pelo menos um representante do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) para a Câmara Municipal.
Ciléia PontesAgência Contag de Notícias