O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), realiza de 10 a 13 de junho, em Brasília, o Seminário Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. O evento, que tem como objetivo estabelecer estratégias para aperfeiçoar o processo de implementação da Política Nacional de Ater (PNATER), será marcado por vários lançamentos durante a solenidade de abertura.
Portal da Cidadania - Comunidades da Agricultura Familiar
A primeira novidade a ser apresentada será o Portal da Cidadania - Comunidades da Agricultura Familiar. O novo espaço virtual, lançado oficialmente pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, foi concebido para disponibilizar um ambiente de colaboração mútua para a gestão de conhecimentos técnico-científicos e tecnologias, de temas voltados para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável.
A partir de terça-feira (10) à noite, o Portal da Cidadania entra em funcionamento no espaço virtual. Segundo o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da SAF/MDA, responsável pela organização do evento, os interessados em conhecer essa nova ferramenta poderão acessar pelo endereço: http://comunidades.mda.gov.br.
Marca da Extensão Rural do Brasil
Outro momento importante do evento será o lançamento da marca oficial da Extensão Rural do Brasil. De acordo com o diretor do Dater, Argileu Martins da Silva, a marca é lançada no momento em que a Extensão Rural passa por um momento de significativas mudanças no sentido de atender às demandas da agricultura familiar no País e do modelo de desenvolvimento rural sustentável, voltado para a segurança alimentar, a sustentabilidade dos sistemas de produção, a geração de trabalho e renda e o combate à pobreza rural.
Parte dessas mudanças pode ser comprovada em números. Desde 2004, quando foi oficialmente lançada a PNATER, os investimentos de Ater saltaram de R$ 5,4 milhões (em 2003) para R$ 341 milhões (em 2008), e o número de agricultores atendidos passou de 106 mil para dois milhões. Além disso, graças à negociação do Ministério com o governo dos estados, o quadro de extensionistas no campo aumentou de 10.500 para 16.500.
Revista das Redes Temáticas de Ater
Na mesma noite, haverá o lançamento da Revista das Redes Temáticas de Ater, um guia explicando as 11 redes que existem hoje, no âmbito do Dater. Criadas no ano passado, as Redes Temáticas foram criadas para articular organizações governamentais e não-governamentais de Ater e difundir o conhecimento das políticas públicas da SAF/MDA para a formação de agentes de assistência técnica e extensão rural.
Além de convidados, o Seminário contará com a participação de 350 delegados indicados nos Seminários Estaduais e 29 delegados natos, que são assim classificados por serem membros do Comitê Nacional de Ater.
Serviço:Seminário Nacional de Assistência Técnica e Extensão RuralData: 10 a 13 de junho de 2008Hora/abertura: 19h30Local: Hotel Nacional, em Brasília FONTE: Ministério do Desenvolvimento Agrário