Será realizada hoje (16), em Curitiba, a cerimônia de lançamento do Pronaf Café, uma nova linha de crédito que disponibilizará R$ 344 milhões em financiamentos de custeio e investimento aos agricultores familiares do Paraná.
O evento acontece na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), a partir das 14h30, com a presença do secretário estadual da agricultura, Valter Bianchini. Também participarão representantes do Banco do Brasil, Ministério da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Emater, Fetaep, entre outros convidados.
O lançamento do Pronaf Café marca uma nova etapa no processo de revitalização da cafeicultura do Eetado que, no passado, chegou a se destacar mundialmente pela produção do grão. A meta agora é recuperar cerca de 55 mil hectares que foram erradicados nos últimos seis anos no Paraná.
De acordo com os técnicos, a criação da nova linha de crédito destinada especialmente aos cafeicultores será fundamental para atingir esse objetivo pois, a partir de agora, os agricultores familiares terão condições financeiras de promover a renovação das lavouras antigas, implantar novas áreas e investir na melhoria da qualidade do grão.
Segundo o Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura (Deral), existem 13 mil propriedades rurais cafeeiras no Estado, sendo que 83% são de pequenos produtores (ou seja, agricultores que possuem área inferior a 50 hectares).
Levantamento realizado pelo mesmo departamento em 2000 revelou que 64% das propriedades com café eram administradas em regime de economia familiar. A cafeicultura gera 70 mil empregos diretos e 210 mil indiretos no Estado. O Paraná é o quarto maior produtor brasileiro de café. FONTE: Assessoria Fetaep