Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PRODUÇÃO
Dendê tem indicadores de sustentabilidade
WhatsApp

13 de Outubro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
produção

Um sistema de indicadores de sustentabilidade especialmente para aavaliação e gestão ambiental da produção sustentável do dendê está sendoproposto pelo Cirad (Centro Francês de Cooperação Internacional emPesquisa Agronômica para o Desenvolvimento) em parceria com a EmpresaBrasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério daAgricultura, Pecuária e Abastecimento.

Denominado Avaliação Ponderada de Impacto Ambiental -APOIA Dendê, o sistema resulta de uma cooperação do laboratório virtual da Embrapa no exterior (Labex - Europa) e foi apresentado para análise crítica dos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) e de representantes do setor produtivo.

A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) pesquisa alternativas paramelhorar a sustentabilidade de cultivos agrícolas e há 28 anos vemtrabalhando com a cultura do dendê na região amazônica, gerandoconhecimentos sobre técnicas de manejo e melhoramento genético. Com esse trabalho foram desenvolvidas cultivares que apresentam boa produtividade e foram elaborados sistemas de produção com bom desempenho como alternativa econômica para recuperação de áreas alteradas na Amazônia.

Com a aplicação desse tipo de avaliação em estabelecimentos que cultivamdendê, será possível verificar se estão sendo seguidas boas práticas nacondução do empreendimento e quais os impactos positivos e negativosassociados a isso. Uma das novidades é que o sistema integra, não apenasaspectos ecológicos, mas também econômicos e sociais. Por exemplo, uma das questões verificadas é se a atividade gera emprego no âmbito local e qual o nível de qualificação desses empregos.

Dessa forma, o sistema consiste de planilhas eletrônicas que integraminformações em um conjunto de 65 indicadores sobre impactos em cincodimensões: ecologia da paisagem, qualidade ambiental (atmosfera, água esolo), valores socioculturais, valores econômicos e gestão eadministração.

Essas informações servem para medir o nível de sustentabilidade que oestabelecimento rural apresenta, bem como podem ser úteis para identificare corrigir pontos críticos na condução da atividade contribuindo para agestão ambiental na propriedade.

O sistema para avaliação da sustentabilidade do dendê está sendo elaborado por uma equipe de pesquisadores liderada pelo ecólogo Geraldo Stachetti, pós-doutorado em Avaliação de Impactos Ambientais e pesquisador responsável pela área temática "Tecnologias para Sustentabilidade dos Agroecossistemas" junto à Embrapa Labex Europa, em Montpellier, França.

Avaliar para subsidiar decisões - Stachetti explica que, diferente deoutras avaliações de âmbito mais regional, o APOIA direciona sua análisepara a escala do estabelecimento rural, permitindo identificar impactospositivos e negativos e assim subsidiar a tomada de decisões no âmbitolocal.

Em última análise, a proposta é verificar como a atividade produtiva contribui para o desenvolvimento local sustentável. Além disso, o pesquisador considera que o sistema poderá servir para assegurar um padrão de referência quanto à responsabilidade social do empreendimento, tal como um selo de sustentabilidade ou uma eventual certificação do produto e das práticas produtivas.

Geraldo Stachetti destacou que há uma tendência entre setores importantesdo mercado internacional de commodities agrícolas de buscar, junto a seuspúblicos de interesse, definir e implementar termos de referência para aresponsabilidade social e qualidade de seus produtos. No caso do dendê, opesquisador informou que existe a iniciativa "Roundtable for SustainablePalm Oil" (RSPO), que tem motivado todos os participantes da cadeiaprodutiva de dendê (incluindo produtores familiares) a implantarem umconjunto de Princípios, Critérios e Indicadores (PC&I), em um movimentointernacional de responsabilidade social, melhorando sua competitividade einserção no mercado.

Nesse contexto, conforme explica o pesquisador, o APOIA-Dendê vem como um método que integra diversos indicadores com o objetivo de assegurar tanto a responsabilidade social quanto a efetivaconservação ambiental e da biodiversidade.

Para compor o sistema APOIA-Dendê, a equipe se baseou em trabalhosanteriores da Embrapa, como o sistema APOIA-Novo Rural, que avaliouatividades rurais, por exemplo, de agricultura orgânica e agroturismo emvárias regiões do Brasil, além da avaliação de impacto ambiental daprodução de oleaginosas para biocombustíveis.

Stachetti informou que nessas experiências anteriores a aplicação dosistema se mostrou rápida e fácil e consegue expressar resultados de formasimples e direta, que podem auxiliar tanto o agricultor e empresáriorural, quanto o público interessado na melhoria da sustentabilidade. FONTE: Embrapa



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico