Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RONDÔNIA
Juventude rural da FETAGRO se reúne em Plenária Estadual para debater as principais conquistas do 4º Festival Nacional e as formas de implementação e acesso às políticas públicas
WhatsApp

03 de Fevereiro de 2024


Equipe de Jovens Comunicadores/as Populares presentes na Plenária
TEMAS RELACIONADOS:
fetagro
juventude rural
rondônia

A FETAGRO, através da Secretaria estadual de Juventude, realizou nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2024, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alvorada do Oeste, o seu primeiro grande evento do ano, que contou com a participação de mais de 90 jovens agricultores e agricultoras familiares filiados e simpatizantes do MSTTR, vindos de vários municípios do estado de Rondônia.

A centralidade da Plenária buscou levar os/as jovens à reflexão e conhecimento acerca da importância do MSTTR na vida de cada um deles e de como se deu o processo da inserção da juventude na luta sindical rural desde os sindicatos, federações e confederação e ainda das principais bandeiras de lutas encampadas no decorrer dos tempos, que depois de muitas reivindicações e negociações se tornaram políticas públicas, das quais: Crédito Fundiário para a Juventude Rural, PRONAF JOVEM, PRONERA, Habitação Rural, Consórcio da Juventude Rural (Rita Quadros), Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, dentre outras conquistadas a partir da apresentação de pautas no 4º Festival Nacional da Juventude Rural, ocorrido nos dias 25 a 27 de abril de 2023.  A programação do evento foi dividida em três partes utilizando-se da metodologia; de onde viemos? Onde Estamos? Pra onde queremos ir?


Para o secretário estadual de jovens da FETAGRO, Wilians Santana, “este momento que aqui estamos reunidos é de suma importância para a construção coletiva de estratégias certeiras que irão nos orientar e nos ajudar a caminhar durante o ano de 2024. Ver o rosto de tantos jovens aqui presentes, e de vários lugares do nosso estado, é renovar a força, o ânimo e a esperança de que a nossa agricultura familiar é pujante e que neste estado precisamos, mais do que nunca, mostrar as nossas identidades enquanto sujeitos agricultores familiares do campo, das florestas e das águas, ou seremos engolidos pelas falácias do grande agronegócio, que tem chegado de forma desenfreada tirando os jovens do campo e contribuído para o  aumento o êxodo rural em nosso estado. Por isso, estarmos reunidos aqui estes dois dias com essa diversidade de juventude é poder apresentar, dialogar e construir juntos as estratégias de nos contrapor a tudo o que querem enfiar de goela abaixo. A Juventude do campo, das florestas e das águas não é e nunca foi uma juventude atrasada, aliás somos muito bem antenados e unidos em torno das pautas que são coletivas e que beneficiam a toda a juventude, bem como a nossa sociedade em geral. Sou muito grato a cada STTR por priorizar este nosso grande evento que estamos realizando, OUVIR, ESCUTAR E ACOLHER as nossas JUVENTUDES é sinal de que teremos dias melhores na agricultura familiar de Rondônia.”


Durante o primeiro dia de formação estiveram presentes no evento, contribuindo com os trabalhos, falando sobre como os jovens podem acessar o PRONAF JOVEM, a instituição de Crédito financeiro que mais cresce na região norte, a CRESOL, a qual foi gestada dentro do MSTTR quando no início de tudo foi batizada com o nome de CREDITAG. O secretário estadual de jovens da federação juntamente com a Equipe da CRESOL lançou para os jovens presentes o desafio da criação de um projeto amplo para ajudar os jovens no acesso a esta política pública em Rondônia e ficou assim encaminhado que será criado um GT de Trabalho para a confecção e desenho do mesmo. Também esteve marcando presença no evento e contribuindo com os debates a presidenta da FETAGRO, Alessandra Lunas, a secretária de Finanças e Administração da FETAGRO, Daiane Souto, o secretário de Políticas Agrárias da FETAGRO Marcio Viana e o secretário Estadual de Jovens da CUT/RO Sidnei Evêncio e rapidamente para saudar os jovens vindos de outros municípios esteve também presente na plenária o vereador Max (PT).


Outros detalhes importantes trazido pelos jovens rurais, através dos trabalhos de grupo e que posteriormente será amadurecido pelo Coletivo Estadual de Jovens da FETAGRO foi: implementação de cursos técnicos profissionalizantes, formação continuada, eventos culturais para a juventude rural, rodas de conversas e seminários estaduais de intercâmbio e, principalmente, o fortalecimento dos festivais municipais e estadual, o qual nasceu em Alvorada do Oeste no ano de 1997 e que de lá para cá vêm sendo realizado ano após ano pela federação e sindicatos filiados.

A FETAGRO, que há 30 anos vem organizando a agricultura familiar em Rondônia, segue na luta massiva para o fortalecimento da participação da juventude rural no dia a dia de seus sindicatos filiados e pela desburocratização do acesso das juventudes às políticas públicas que viabilizam a permanência dos mesmos em suas propriedades, fortalecendo assim a SUCESSÃO RURAL. Se o campo não planta, a cidade não janta!

Juventude Rural, Semeando Sementes e Colhendo VIDAS!

Fonte: Wilians Santana – secretário de Jovens da FETAGRO

Fotos: Equipe de Jovens Comunicadores/as Populares presentes na Plenária



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico