A FETAGRO, através da Secretaria estadual de Juventude, realizou nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2024, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alvorada do Oeste, o seu primeiro grande evento do ano, que contou com a participação de mais de 90 jovens agricultores e agricultoras familiares filiados e simpatizantes do MSTTR, vindos de vários municípios do estado de Rondônia.
A centralidade da Plenária buscou levar os/as jovens à reflexão e conhecimento acerca da importância do MSTTR na vida de cada um deles e de como se deu o processo da inserção da juventude na luta sindical rural desde os sindicatos, federações e confederação e ainda das principais bandeiras de lutas encampadas no decorrer dos tempos, que depois de muitas reivindicações e negociações se tornaram políticas públicas, das quais: Crédito Fundiário para a Juventude Rural, PRONAF JOVEM, PRONERA, Habitação Rural, Consórcio da Juventude Rural (Rita Quadros), Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, dentre outras conquistadas a partir da apresentação de pautas no 4º Festival Nacional da Juventude Rural, ocorrido nos dias 25 a 27 de abril de 2023. A programação do evento foi dividida em três partes utilizando-se da metodologia; de onde viemos? Onde Estamos? Pra onde queremos ir?
Para o secretário estadual de jovens da FETAGRO, Wilians Santana, “este momento que aqui estamos reunidos é de suma importância para a construção coletiva de estratégias certeiras que irão nos orientar e nos ajudar a caminhar durante o ano de 2024. Ver o rosto de tantos jovens aqui presentes, e de vários lugares do nosso estado, é renovar a força, o ânimo e a esperança de que a nossa agricultura familiar é pujante e que neste estado precisamos, mais do que nunca, mostrar as nossas identidades enquanto sujeitos agricultores familiares do campo, das florestas e das águas, ou seremos engolidos pelas falácias do grande agronegócio, que tem chegado de forma desenfreada tirando os jovens do campo e contribuído para o aumento o êxodo rural em nosso estado. Por isso, estarmos reunidos aqui estes dois dias com essa diversidade de juventude é poder apresentar, dialogar e construir juntos as estratégias de nos contrapor a tudo o que querem enfiar de goela abaixo. A Juventude do campo, das florestas e das águas não é e nunca foi uma juventude atrasada, aliás somos muito bem antenados e unidos em torno das pautas que são coletivas e que beneficiam a toda a juventude, bem como a nossa sociedade em geral. Sou muito grato a cada STTR por priorizar este nosso grande evento que estamos realizando, OUVIR, ESCUTAR E ACOLHER as nossas JUVENTUDES é sinal de que teremos dias melhores na agricultura familiar de Rondônia.”
Durante o primeiro dia de formação estiveram presentes no evento, contribuindo com os trabalhos, falando sobre como os jovens podem acessar o PRONAF JOVEM, a instituição de Crédito financeiro que mais cresce na região norte, a CRESOL, a qual foi gestada dentro do MSTTR quando no início de tudo foi batizada com o nome de CREDITAG. O secretário estadual de jovens da federação juntamente com a Equipe da CRESOL lançou para os jovens presentes o desafio da criação de um projeto amplo para ajudar os jovens no acesso a esta política pública em Rondônia e ficou assim encaminhado que será criado um GT de Trabalho para a confecção e desenho do mesmo. Também esteve marcando presença no evento e contribuindo com os debates a presidenta da FETAGRO, Alessandra Lunas, a secretária de Finanças e Administração da FETAGRO, Daiane Souto, o secretário de Políticas Agrárias da FETAGRO Marcio Viana e o secretário Estadual de Jovens da CUT/RO Sidnei Evêncio e rapidamente para saudar os jovens vindos de outros municípios esteve também presente na plenária o vereador Max (PT).
Outros detalhes importantes trazido pelos jovens rurais, através dos trabalhos de grupo e que posteriormente será amadurecido pelo Coletivo Estadual de Jovens da FETAGRO foi: implementação de cursos técnicos profissionalizantes, formação continuada, eventos culturais para a juventude rural, rodas de conversas e seminários estaduais de intercâmbio e, principalmente, o fortalecimento dos festivais municipais e estadual, o qual nasceu em Alvorada do Oeste no ano de 1997 e que de lá para cá vêm sendo realizado ano após ano pela federação e sindicatos filiados.
A FETAGRO, que há 30 anos vem organizando a agricultura familiar em Rondônia, segue na luta massiva para o fortalecimento da participação da juventude rural no dia a dia de seus sindicatos filiados e pela desburocratização do acesso das juventudes às políticas públicas que viabilizam a permanência dos mesmos em suas propriedades, fortalecendo assim a SUCESSÃO RURAL. Se o campo não planta, a cidade não janta!
Juventude Rural, Semeando Sementes e Colhendo VIDAS!
Fonte: Wilians Santana – secretário de Jovens da FETAGRO
Fotos: Equipe de Jovens Comunicadores/as Populares presentes na Plenária