Elenice Anastácio se encontrou com o deputado federal Elvino Bohn Gass para aprofundar discussões como o Plano Nacional da Juventude e o PL da sucessão rural A juventude rural vem fortalecendo sua incidência no Legislativo. É o que demonstram o envolvimento nos debates dos marcos legais de juventude e o desenvolvimento de rodadas de diálogo com as lideranças partidárias do Congresso Nacional, para defender a aprovação de temas estratégicos. Nesse sentido, no dia 26 de abril de 2011, a Secretaria de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag se reuniu com o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS), para aprofundar o diálogo entre o parlamentar e a Contag.
Vindo de uma trajetória de lutas no âmbito do MSTTR, Elvino Bohn Gass, que já foi presidente do Sindicato de Santo Cristo/RS, afirmou seu compromisso com as questões da juventude rural. Nesse sentido, reconhece na juventude do campo como segmento estratégico para o fortalecimento da agricultura familiar e consolidação de um Brasil justo, forte e sustentável.
Na reunião, a Secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag, Maria Elenice Anastácio, destacou a necessidade de fazer avançar as pautas juvenis que estão adormecidas no Congresso Nacional. Dentre estas demandas Elenice destacou o Plano Nacional de Juventude e a PLP 362/2006, intitulada pela juventude do MSTTR como PLP da Sucessão Rural, por permitir a compra de terras por herdeiros, no âmbito do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Elenice enfatizou ainda, a necessidade de institucionalizar o diálogo e os canais de participação entre sociedade civil e parlamento, com vistas a fortalecer a democracia no país e promover políticas coerentes com a realidade dos diferentes sujeitos políticos do campo e da cidade.
O parlamentar propôs ainda, a realização de um Seminário Nacional encabeçado pela Câmara dos Deputados, sobre o tema da Juventude Rural e Desenvolvimento Sustentável e Solidário. A intenção é dar visibilidade aos contextos e demandas sociais vivenciadas pelos(as) jovens do campo. Esta atividade terá um papel estratégico para fomentar os debates que se apresentarão nos espaços das Conferências Municipais, Territoriais, Estaduais e Nacional de Políticas Públicas de Juventude, que acontecerão em 2011.
Ao final da reunião Elenice Anastácio, avaliou que “as questões da juventude rural são de extrema importância para a consolidação de um país forte e sustentável, nesse sentido, o parlamento brasileiro deve dar mais peso a esse tema, buscando sempre o aprofundamento do diálogo e da democracia participativa.” FONTE: Secretaria de Jovens da Contag