Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE E REFORMA AGRÁRIA
Juventude rural da América Latina reivindica políticas para permanecer no campo
WhatsApp

05 de Dezembro de 2013


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
juventude e reforma agrária

A realidade da juventude rural da América Latina foi debatida no período de 29 a 31 de outubro, em Brasília, no Seminário Internacional da Juventude Rural pela Reforma Agrária e Crédito Fundiário. A atividade reuniu lideranças rurais jovens da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Nicarágua, Paraguai, Peru e Uruguai e teve como objetivo criar um espaço de articulação para formular análises críticas sobre as políticas de juventude, de integração e cooperação desenvolvidos pelos governos no âmbito rural.

O resultado de todo esse debate foi a construção de uma carta política com proposição de políticas estruturantes para o fortalecimento da agricultura familiar, campesina e indígena nos países latinos. Este documento foi entregue aos representantes do governo brasileiro e será encaminhado aos governantes dos outros países.

A carta traz quatro propostas centrais, que são: direito à terra; direito à educação pública, gratuita e de qualidade; direito ao trabalho decente; e direito da juventude de vivenciar sua condição juvenil no campo, com cultura, esporte, lazer, tecnologias da informação e comunicação, participação social e política de maneira autônoma e protagonista.

Depois de receber a carta, a secretária nacional da Juventude, Severine Macedo, reafirmou o compromisso do governo federal no avanço da agenda da juventude rural, principalmente após a aprovação do Estatuto da Juventude. “Queremos lançar, ainda nesse ano, o Política Nacional de Juventude Rural, e executar de maneira articulada nos territórios as ações na área do crédito, da assistência técnica, da formação e viabilizando pontos de cultura dentro do espaço rural.”

Adriana do Nascimento, secretária de Jovens da FETAPE, avaliou que a realidade da juventude brasileira não está tão distante da realidade da juventude dos outros países latinos. “Travamos as mesmas lutas em prol do acesso à terra e da permanência no campo, mas com qualidade de vida e de trabalho”.

“Na Argentina, não existem políticas voltadas para a agricultura familiar e campesina, tampouco para a juventude rural”, denunciou Evangelina Codoni, da Federação Agrária Argentina. Neste sentido, avaliou positivamente esse intercâmbio para conhecer as experiências dos outros países. AVALIAÇÃO – O seminário foi coordenado pelas Secretarias de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, de Política Agrária e pela Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG. Para Mazé Morais, secretária de Jovens, estes três dias foram muito importantes. “Conseguimos conhecer a realidade da juventude rural dos países aqui presentes. Nós debatemos e fizemos proposições ao governo brasileiro e aos outros governos latinos. Agora, esperamos que os governantes olhem com carinho e atendam as nossas reivindicações.”

Zenildo Pereira Xavier, secretário de Política Agrária, afirmou que o objetivo foi alcançado. “Conseguimos definir alguns encaminhamentos e proposições para o ano de 2014. Hoje, a principal demanda da juventude brasileira e dos outros países latino-americanos é o acesso à terra. Além disso, também somos contra o avanço do agronegócio, que expulsa, cada vez mais, os jovens do campo.”

Por fim, Willian Clementino, vicepresidente e secretário de Relações Internacionais, disse que “faz-se necessário discutir em toda a região latino-americana o papel da juventude e o papel do acesso à terra para que a sucessão rural aconteça de fato na agricultura familiar, nas comunidades indígenas e quilombolas.” FONTE: Imprensa CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico