Os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Goiás obtiveram mais uma vitória na Justiça Federal. Uma decisão da 1ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) concedeu ao MSTTR do estado a emissão de posse da fazenda Gurita, localizada no município de Jataí.
O colegiado do TRF foi favorável à sentença de que a propriedade era improdutiva para o plantio. O anúncio feito durante audiência pública, nesta terça-feira (12) em Brasília (DF), foi comemorado pela Secretaria de Assalariados e Assalariadas Rurais da Contag, Fetaeg e pelo STTR de Jataí.
"É um momento de muita alegria e satisfação para nós, porque ganhar essas ações na Justiça Federal não tem sido fácil. Os trabalhadores se emocionaram muito com o resultado", afirmou a o secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da Confederação, Antônio Lucas.
Há dez anos o movimento sindical vem lutando para reativar a propriedade com o objetivo de implantar o Projeto de Assentamento Rural Rômulo Sousa e, assim, beneficiar milhares de famílias da região Sudeste de Goiás. É o que explica a secretária de Política Agrícola da Fetaeg, Sandra Faria. "Esta conquista representa tudo para os trabalhadores, porque era uma área emblemática de luta muito sonhada e cobiçada por nós".
Há cerca de dois meses os agricultores estão na fazenda, mas não podiam implantar o projeto de assentamento porque a emissão de posse estava suspensa pela Justiça de Goiás. A previsão da Contag é de que daqui a 30 dias o documento com a posse definitiva da propriedade esteja pronto. "O Incra definirá a área para a ocupação dos trabalhadores", afirma Sandra Faria. FONTE: Andréa Póvoas