Jovens rurais de todo o País estão arrumando as malas. No próximo dia 26 começa, em Brasília, o I Festival Nacional da Juventude Rural, que promete reunir mais de 4 mil pessoas entre 16 e 32 anos. As expectativas são grandes para o evento, que terátrês dias de duração.
Para a coordenadora da Juventude da Fetape, Cícera Nunes, o festival será um espaço em que os jovens rurais poderão mostrar toda a força, organização e mobilização. "Esperamos para este festival confirmações políticas tanto da parte do movimento sindical, quanto da parte do governo federal", comenta. Para Cícera, se as reivindicações chegam ao governo, este repassa para os estados e talvez assim as autoridades possam investir rapidamente em políticas públicas para a juventude rural. A federação pretende levar 400 jovens para Brasília.
Minas Gerais deve levar 500 jovens. A coordenadora estadual, Maria Alves de Sousa, disse que a participação da juventude mineira no festival local surpreendeu. O encontro, que seria para 120 pessoas, reuniu quase 400. Na ocasião, foram discutidos temas gerais como educação, esporte, cultura, e questões mais específicas como saúde reprodutiva e sexualidade. "Pretendemos levar temas atuais para a discussão em Brasília e assim contribuir para que tenhamos um festival de qualidade", afirma Maria.
O Festival Nacional da Juventude foi inspirado em evento semelhante promovido em Rondônia. Em 2006 os jovens dos estados realizaram o oitavo encontro. Segundo o coordenador de jovens da Fetag de Rondônia, Fábio Menezes, a juventude da Região Norte já pensa em um encontro latino-americano. Ele comentou que, apesar de muitas federações da região existirem há pouco tempo e terem dificuldades de transporte, os jovens aguardam com ansiedade o festival nacional. A federação do estado pretende levar 260 jovens a capital federal. FONTE: Agência Contag de Notícias