A Federação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Pará - FETAGRI, está executando a segunda versão do Consórcio Social da Juventude Rural - Rita Quadros. O Consórcio, que teve sua aula inaugural no dia 22 de junho, é um projeto de capacitação ligado ao Programa Meu Primeiro Emprego do Governo Federal. A iniciativa é da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na agricultura (Contag) em parceria como Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
A FETAGRI-PA está capacitando 160 Jovens de 28 Municípios, distribuídos em duas turmas, sendo 1 na região Sul do Pará e a outra na região Nordeste Paraense: São Félix do Xingu, Tucumã, Ourilândia do Norte, Xinguara, Rio Maria, Redenção, Santana do Araguaia, Pau D´Arco, santa Maria das Barreiras, Bannach, Água Azul do Norte, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel, Vigia, Castanhal, terra Alta, Curuçá, Igarapé Açu, Marapanim, São Francisco do Pará, Maracanã, São João da Ponta, Concórdia do Pará e Belém.
São beneficiários jovens rurais com idade entre 16 a 24 anos, com renda per capita de até meio salário mínimo. A capacitação está se dando por ações de qualificação básica com 200 horas de temas transversais como educação do campo, cidadania e desenvolvimento rural sustentável, políticas públicas para a juventude, gênero, noções básica de informática e capacitação profissional com 200 horas, através de oficina escola de caprinocultura e avicultura caipira. Com o objetivo também de proporcionar Alternativas possíveis de geração de renda para que a juventude possa conhecer e abrir novos horizontes e possa também ter uma vida digna no meio rural.
Vale ressaltar que a FETAGRI-PA qualificou no ano passado, 67 jovens distribuídos nos municípios de Igarapé Miri, Moju, Abaetetuba Barcarena e Tailândia, nas áreas de Avicultura Caipira e Apicultura e hoje já colhe os frutos deste processo de qualificação, com o ingresso de aproximadamente 85% dos mesmos no mundo do trabalho, melhorando a sua renda e da família. Para nós da FETAGRI-PA este tipo de formação cidadã com qualificação profissional, trás um retorno positivo e quase que imediato para o aumento da melhoria da qualidade de vida dos povos do campo fortalecendo a agricultura familiar.
Fonte: Calos Augusto Santos Silva
Presidente da FETAGRI-PA