Cincomil jovens, participantes do 1° Festival da Juventude Rural, manifestam na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (29). Ao som do frevo e do boi-bumbá, a juventude se reuniu em frente ao Ministério da Educação. Agora eles seguem para a Câmara dos Deputados, onde participarão de duas audiências públicas.
De acordo com a coordenadora da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Elenice Anastácio, os participantes da marcha defendem a implementação da Lei de Diretrizes e Base do Campo. "Queremos a implementação imediata da Lei de Diretrizes do Campo, que garante melhorias na vida no campo.", ressaltou a dirigente.
Os jovens também levantam suas bandeiras a favor da valorização, no meio rural, da saúde, do esporte, da cultura e lazer, além da educação. Por meio do desenvolvimento dessas áreas, eles poderão permanecer no campo com qualidade de vida e garantia de seus direitos básicos.
O coordenador de Jovens de Rondônia, Fábio Menezes, reforçou o grito de luta. "Não vou sair do campo para estudar na cidade. A educação no campo é um direito e não esmola!".
A partir das 11h, os deputados federais da Frente Parlamentar de Juventude recebem os dirigentes da Contag e das federações e os participantes da marcha. Às 14h, acontece audiência pública sobre educação no campo, na Comissão de Educação da Câmara.
Fabíola Vasconcelos e Natália Caixeta, da Universidade Católica de Brasília
Com Agência Contag de Notícias