Na segunda plenária desta terça-feira (27), do Festival da Juventude Rural, os jovens rurais debateram políticas públicas na área de esporte. Para discutir a questão, participaram a representante do Ministério do Esporte (ME), Regiane Pena Rodrigues, e a coordenadora de jovens da Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Bahia (Fetag-BA), Ana Rita Miranda.
Depois de dizer que o Ministério nunca recebeu dos jovens rurais nenhum tipo de demanda na área esportiva, a representante do ME assumiu que programas como Segundo Tempo e Esporte e Lazer na Cidade, oferecidos pelo governo, não atendem aos jovens rurais como deveriam. "Os programas ainda chegam timidamente ao campo. Temos muito que aprender com eles", disse. Na ocasião, Regiane recebeu de Ana Rita um documento com as principais reivindicações da juventude rural para a área do esporte.
A coordenadora de jovens da Fetag-BA disse que o governo deve olhar para todo o país igualmente e ressaltou a força de vontade dos jovens rurais que, apesar da falta de infra-estrutura, se organizam e treinam seriamente para competições. "Sem condições de treinar fica difícil o jovem desenvolver seu talento", afirma Ana Rita. Ela defende que o governo crie uma secretaria de esporte específica para a área rural.
Além dessa reivindicação, Ana disse que sindicatos, federações e movimentos sociais devem ter acesso aos recursos que chegam aos municípios. "Temos de direcionar corretamente estes recursos que estão sendo desviados", disse Ana. Atualmente, os prefeitos são os responsáveis pela verba destinada ao esporte.
Fonte: Agência Contag de Notícias