Acontece em Araruama, no Rio de Janeiro, a Jornada Temática de Políticas Públicas para as Mulheres Trabalhadoras Rurais - Região Sudeste. O evento acontece entre os dias 08 e 11 de junho e tem como objetivo debater e traçar estratégias para a inserção e protagonismo das mulheres trabalhadoras rurais nos territórios rurais como forma de fortalecimento de sua atuação política. Na próxima semana, entre os dias 15 e 18 de junho, será a vez da regional Norte realizar o evento, em Manaus (AM).
Durante a Jornada serão realizados Painéis Temáticos que discutem os principais eixos de luta das trabalhadoras do MSTTR e das entidades parceiras da 5ª Marcha das Margaridas: o combate a todos os tipos de violência e discriminação contra mulheres, a segurança e soberania alimentar, a educação não sexista, o direito à saúde e direitos reprodutivos, a democracia e a participação feminina nas instâncias de poder.
A secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, destaca a forte presença das mulheres quilombolas na jornada e a importância e fortalecer a construção da pauta das margaridas dando total destaque às questões regionais. Cada estado e região têm seus problemas específicos, que devem ser considerados e solucionados de acordo com os contextos locais. “A cada encontro fica mais claro para nós que é preciso mudar o modelo de desenvolvimento econômico, que em cada região tem impactos enormes nas vidas das comunidades rurais e também urbanas. Por meio dessas jornadas podemos valorizar mais as demandas das pautas regionais”, explica Alessandra. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto