Debater e fazer uma análise aprofundada das políticas sociais para a educação no campo. Esses são os principais objetivos da Jornada Temática de Educação do Campo que se inicia hoje (07) em Teresina (PI).
Na Jornada, que se estende até sexta-feira (10), os representantes das federações e sindicatos dos estados do Piauí, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, terão a oportunidade de participar de conferências, painéis temáticos e apresentações com representantes da CONTAG, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e de instituições parceiras, como universidades, Instituto Federal e Secretaria Estadual de Educação.
Nesta terça-feira, a jornada teve início com uma conferência sobre Desenvolvimento Territorial e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PADRSS) que visa promover o debate sobre o Desenvolvimento Territorial a partir da seguinte questão central: A Abordagem Territorial Propicia o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário?
Na quarta-feira (08) terão lugar dois painéis temáticos, um deles para promover o debate em torno da importância da educação do campo como ação educativa para a proteção infanto juvenil, com destaque para assegurar os direitos da criança e do adolescente, sobretudo no que trata da proteção e erradicação do trabalho infantil.
A Jornada inclui ainda trabalho de grupos para construir estratégias e agenda de compromissos para a inserção da temática de educação do campo em nível territorial, estadual e regional, e uma plenária para apresentação das estratégias e da agenda de compromissos voltadas para a inserção da temática de educação do campo em nível territorial, estadual e regional.
“A partir da Jornada Temática de Educação do Campo pretendemos resgatar nossos espaços de debates dos movimentos sociais e também sairmos alinhados (as) para fortalecer a educação do campo dentro da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do (MEC), com Paulo Gabriel e na Secretaria de Desenvolvimento Territorial (MDA), com Humberto Oliveira. Saímos ainda com a formação de uma rede para fortalecer o tema educação do campo”, destacou o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto