No ano de 2008, um dos fatos que marcaram o movimento sindical foi a instalação, no mês de julho, da Mesa de Diálogo para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O grupo de trabalho formado por representantes da Contag, setor patronal e governo tem o objetivo de discutir instrumentos para melhorar as condições de trabalho no setor açucareiro. Entre os temas estão jornada e contrato de trabalho, segurança e saúde, alojamento, remuneração, migração e reinserção produtiva. A última reunião do Grupo foi no dia 18 de dezembro em Brasília.
O secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da Contag, Antônio Lucas, faz uma avaliação dos debates da Mesa. "A Contag já colocou com muita clareza o que os trabalhadores rurais querem e as garantias que queremos ter tanto dos patrões quanto do governo". No primeiro semestre de 2008, a entidade elaborou um documento com o posicionamento do movimento sindical sobre a regulamentação do setor sucroalcooleiro.
Trabalho escravo - Um outro destaque do ano foi a mobilização nacional para coletar assinaturas para aprovação da PEC 438/01, que trata da expropriação de terras onde for constatado trabalho escravo. A mobilização, organizada pela Contag e mais 25 entidades, ocorreu no dia 17 de outubro. "O movimento sindical tem que lutar para não ver os seus trabalhadores e trabalhadoras rurais envolvidos em escravidão. O trabalho escravo no Brasil é uma mancha que prejudica a imagem do nosso País", ressalta Antônio Lucas.
A participação efetiva das lideranças sindicais nas campanhas salariais também ajudou o MSTTR a obter várias conquistas ao longo do ano, como reajustes salariais acima da inflação. "Em 2008, conseguimos fazer boas negociações não só no setor da cana, mas também em outras áreas. Essa participação da Contag nos eventos de preparação da campanha tem contribuído para melhorar o entrosamento entre as federações e sindicatos", explica o dirigente sindical.
Uma das metas da Secretaria de Assalariados e Assalariados Rurais para este ano é realizar cursos na área de formação de negociadores. O objetivo é formar e reciclar diretores, assessores e trabalhadores rurais. A realização de seminários, encontros e cursos sobre Legislação Trabalhista para dirigentes sindicais das federações e sindicatos também estão previstos ao longo do ano de 2009. "Temos realizado eventos estaduais para qualificar melhor os dirigentes para intervenções no dia-a-dia com relação às rescisões contratuais, assinatura de contratos e acordos trabalhistas". FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias