Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MULHERES
Inicia Seminário Nacional que trata da autonomia das mulheres trabalhadoras rurais
WhatsApp

21 de Março de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
mulheres

“Fiquei feliz em ver hoje as mulheres chegando. Elas trouxeram mais do que malas e caixas. Trouxeram toda a vontade de viver.” Foi com essas palavras que Carmen Foro, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG iniciou o Seminário Nacional da Mostra das Margaridas “Mulheres Construindo Autonomia”, que acontecerá nos dias 21 e 22 de março, no CESIR, em Brasília.

A abertura política também contou com presença de Raimunda de Mascena, assessora especial da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), de Karla Hora, diretora de Políticas para as Mulheres Rurais e Quilombolas do MDA, de Marion Bittencourt, consultora executiva da Superintendência de Habitação Rural da Caixa Econômica Federal (CEF), de Rejane Medeiros, da Marcha Mundial das Mulheres, das coordenadoras estaduais de Mulheres das FETAGs e centenas de trabalhadoras rurais de todo o país.

Raimunda, que representou a ministra Eleonora Menicucci, disse que esse debate abre uma discussão importantíssima que é a autonomia das mulheres. “Temos todo um trabalho de tirar as mulheres da invisibilidade. Aproveitamos a oportunidade para parabenizar a CONTAG pelos seus 50 anos e a Comissão Nacional de Mulheres pelos seus 18 anos. E as mulheres trabalhadoras rurais vivem um momento muito importante. Todas estão comemorando as conquistas no último congresso, como a aprovação da paridade de gênero.”

Marion disse que é uma honra para a CEF ser uma das patrocinadoras da Mostra das Margaridas e que o evento irá evidenciar a produção das mulheres trabalhadoras rurais. “A Caixa está agora oferecendo mais produtos para a população do campo. Criamos a Superintendência de Habitação Rural e a Gerência de Agronegócio. Vamos participar da Mostra e passar informações às mulheres sobre como acessar a política de habitação”.

Em seguida, Rejane destacou que o significado da Mostra das Margaridas é muito forte na vida de cada mulher. “Em nome de todos os movimentos sociais, representados por mim agora, destaco a importância dessa articulação em torno da plataforma da Marcha das Margaridas. Não construímos nada sozinhas e essa parceria tem conseguido vários frutos.”

Já Karla Hora, ressaltou a proximidade e o bom relacionamento do Governo Dilma e, em especial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com as trabalhadoras rurais. “Reconhecemos e valorizamos a luta e a organização forte das mulheres rurais. Esse evento tem uma grande importância que é de dar visibilidade a tudo o que estava escondido, como a produção das mulheres.”

Ao encerrar a abertura política, Carmen Foro enfatizou a importância de priorizar o debate sobre a autonomia das mulheres, um dos eixos da plataforma da 4ª Marcha das Margaridas. “É fundamental falar de autonomia, mas não só na perspectiva econômica. Temos que tratar também da autonomia política e social.” A dirigente também reforçou a importância de cada vinda das mulheres à capital do Brasil para contribuir com a transformação do país. “A nossa plataforma questiona o atual modelo de desenvolvimento praticado no país e estamos aqui para refletir sobre isso”, afirmou Carmen.

O ato foi encerrado com uma bela apresentação de João Bello e Susi Mont Serrat. Foi um momento forte com todos cantando “Somos mulheres trabalhadoras rurais, juntas em marcha seguindo em frente para lutar...”

A dupla também se apresentará na abertura e encerramento na 2ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas, nos dias 22 e 24 de março, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico