Começou na manhã desta terça-feira dia 30 de agosto na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina – FETAESC, o Seminário Estadual da Previdência Social Rural: Potencialidades e Desafios.
Com auditório lotado a abertura contou com presença da diretoria da FETAESC, e do Secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson S. Gonçalves, além de dirigentes sindicais e colaboradores do Sindicatos de todo o estado.
Agnes Weiwanko, Diretora e Coordenadora da pasta de Políticas Sociais da federação, agradeceu a presença de todos e ressaltou a oportunidade que o Seminário está propiciando aos participantes em discutir o tema tendo como suporte pessoas que dominam o tema.
Para Adriano da Cunha, Vice Presidente da FETAESC, esse é um dia muito importante para ter mais informações vindas de especialistas na área da Previdência Social.
O Secretário Geral da FETAESC, Luiz Sartor, disse que é preciso estar preparado para defender os direitos dos trabalhadores rurais caso as mudanças que estão sendo cogitadas virem realidade.
Alice Rovaris, Coordenadora Estadual da Terceira Idade da FETAESC, entende que é preciso sentar com o governo, seja ele qual for Para ela o agricultor sustenta o país e não pode ser penalizado com a retirada de direitos já garantidos.
O Presidente da FETAESC, José Walter Dresch, avaliou como primordial o Seminário porque oportuniza o aprofundamento da discussão. Para ele não é possível cogitar a possibilidade de retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais que vieram a base de muita luta e foram incorporados a constituição de 1988. “Qual a expectativa do jovem que não sabe como vai estar a previdência quando ele tiver 65 anos de idade. Essa é a questão”, avaliou.
Secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson S. Gonçalves, que palestra no Seminário apresentando recente estudo promovido pela Contag com apoio do Dieese, pontuou que estava ali para colaborar com o estado. O Secretário lembrou que em muitos momentos a Contag teve posicionamentos diferentes que os governos que ali estavam, mas sempre irá defender as demandas do associado e associada dos Sindicatos. “Independente de governo”, disse.
Logo depois dos pronunciamentos a Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Dra. Jane Lucia Wilhelm Berwanger, começou sua explanação.
Particpam como palestrantes ainda da Superintendência Regional Sul do INSS, o Téc. do Seguro Social, Jeferson Dossin e Assessoria de Benefícios Patrícia Linemann. O Seminário tem previsão de termino para o fim do dia.
Seminário
A iniciativa surgiu depois de recente estudo realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – CONTAG. O trabalho, que contou com apoio técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, resultou num documento base em forma de cartilha que servirá para estudos e aprofundamento dos temas no Seminário.
O documento é importante em especial porque tem crescido uma corrente dentro do governo federal interino prevendo mudanças no sistema de contribuição da Previdência Social, incluindo os benefícios rurais. Dentre os objetivos está um amplo debate sobre a Previdência Social. Os dados apresentados no estudo desmistificam os argumentos governistas sobre o rombo da previdência e porque os benefícios rurais não são a causa do problema e sim parte da solução.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAESC - Beto Motta