Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AMAZÔNIA
Incra pode ter colaboração do Exército nas ações fundiárias
WhatsApp

18 de Junho de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
amazônia

O Exército Brasileiro deve ajudar no trabalho de regularização de terras na Amazônia junto ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), dentro do novo programa do governo para a região, o PAS (Plano Amazônia Sustentável). A "regularização fundiária e zoneamento ecológico e econômico'' será a primeira das sete medidas que farão parte do plano, segundo o ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), responsável pela iniciativa.

Ele afirmou que a maior parte das terras da região tem problemas de regularização e que, sem resolver isso, ficará difícil avançar nas outras seis iniciativas. "Se há um problema que tem prioridade sobre todos os outros é tirar a Amazônia do caldeirão de insegurança jurídica em que se encontra'', afirmou o ministro. "Enquanto persistir essa situação, tudo o que for feito na Amazônia será construído sobre areias movediças.''

Mangabeira disse também que o problema não será resolvido apenas pelas mudanças na lei que serão propostas pelo governo. "Teremos de fortalecer a operação na base. Daí a discussão de como o Incra pode trabalhar, não só com outros agentes contratados, mas também com o Exército brasileiro."

O segundo ponto do PAS serão as medidas de combate ao desmatamento e de reflorestamento, que também podem contar com a ajuda do Exército. Dentro disso, o governo tratará das regras de reserva legal. O governo também quer financiar os pequenos agricultores que realizam atividades extrativas nas zonas de transição entre a floresta e o cerrado para criar um "cinturão de proteção'' da Amazônia, ao invés de vê-los funcionar como agente do avanço agrícola na região.

"A premissa dessas iniciativas é o compromisso do governo brasileiro de preservar a floresta amazônica e não permitir que ela seja tratada como fronteira agrícola'', disse o ministro. A quarta medida é a organização da agricultura no cerrado, com recuperação de pastagens, substituição da pecuária extensiva por intensiva em conjunto com uma agricultura de alto valor agregado.

O governo também discutirá incentivos para a instalação de indústrias florestais e para expansão de indústrias no cerrado; desenvolvimento de transporte ferroviário e hidroviário; e investimentos em educação na região.

O ministro não deu prazos para que as iniciativas saiam do papel. Mas para evitar uma paralisação dos projetos, além de priorizar a questão fundiária, os governos locais e federais vão escolher algumas regiões para aplicação dessas propostas em um primeiro momento.

Os governadores dos nove Estados da região amazônica já indicaram algumas dessas regiões, mas o ministro não quis antecipar quem são os candidatos.

"Se nós tentarmos fazer tudo isso, ao mesmo tempo, em toda a Amazônia, é grande o perigo de não conseguirmos alcançar, no tempo politicamente disponível, o grau de densidade das iniciativas para fazer a diferença e sinalizar os caminhos que queremos trilhar". FONTE: Diário do Pará



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico