Foi realizado nos dias 31 de março e 1º de abril, no Hotel Morro das Pedras em Florianópolis, o II Congresso Estadual da Juventude Rural. O evento reuniu cerca de 150 jovens do meio rural catarinense e antecede o Festival Nacional da Juventude Rural que acontece em Brasília no mês de abril. Ao falar para o público presente, que lotou o espaço destinado ao evento, os convidados ressaltaram a importância das políticas públicas voltadas a esse público. Uma mística usando grãos de milho e feijão simularam o cultivo e a importância da atividade agrícola para o estado, baseado predominantemente pela agricultura familiar.
O encontro é organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de SC, FETAESC e entre seus objetivos esteve a elaboração de uma carta com as reivindicações e propostas do estado para ser entregue as autoridades do Governo Estadual e também criar estratégias que estimulem a participação da juventude.
A dupla Bruno e Diego do Paraná animou os momentos que antecederam o inicio do congresso. Logo após a mesa solene foi formada com a Presença dos Diretores da Fetaesc, Luiz Sartor (Vice-presidente), Agnes Weiwanko (Coordenadora Estadual de Mulheres) Joãozinho Althoff (Financeiro) e Adriano Gelsleuchter (Coordenador estadual de Jovens). O Presidente, José Walter Dresch, também estava presente. Representou a CONTAG no ato a Coordenadora Nacional de Jovens, Maria José Moraes Costa. Do Ministério do Reordenamento Agrário de Brasília estava o Secretário da pasta, Adhemar Almeida, que ministrou painel com o tema Acesso a Terra.
A noite houve apresentações Culturais e a escolha da Garota e Garoto que representarão os jovens do meio rural catarinense no Festival da Juventude esse ano em Brasília. Os vencedores foram eleitos pelos colegas. São eles: Aline Mayer representante jovem do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irineópolis e Sidiclei Borges representando o Sindicato de Riqueza.
Segundo dia Na reabertura do segundo e ultimo dia, quarta-feira (01/04), a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Tijucas e Coordenadora Regional de Jovens, Ana Paula Martinengui, leu a proposta da carta construída durante os grupos de trabalhos criados no primeiro dia do evento. Colocada em votação o texto foi aprovado por unanimidade. Ao fim do evento nessa quarta feira foi entregue para autoridades. Uma delas foi Jurandir Gurgel, Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário de SC.
Em uma rápida avaliação Adriano Gesleuchter, Coordenador Estadual de Jovens da Fetaesc, classificou o evento como um sucesso. "Os jovens participaram ativamente, debatendo os desafios e estratégias para a continuidade da agricultura familiar catarinense na qual culminou na elaboração de um documento contendo as reivindicações dos jovens.
O grupo que participou do Congresso catarinense é o mesmo que irá para Brasília no Festival Nacional da Juventude Rural.
Confira o álbum de fotos na Fan Page da Fetaesc aqui. FONTE: Assessoria de Comunicação FETAESC - Beto Motta