O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, coordena nesta quarta-feira (8), das 14h às 17h30, uma nova reunião da Mesa de Diálogo para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar. A reunião acontece no Ministério das Relações Exteriores (MRE). Participam representantes dos trabalhadores - por meio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp) - e dos empresários, por meio da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) e do Fórum Nacional Sucroalcooleiro.
No encontro, os participantes vão dar continuidade ao debate dos temas e questões definidos na última reunião, realizada em 24 de setembro. São dezoito temas que compõem a pauta da Mesa: contrato de trabalho; saúde e segurança do trabalho; transparência na aferição da produção; alojamento; transporte; migração; escolaridade, qualificação e recolocação; remuneração; jornada de trabalho; alimentação; trabalho infantil e trabalho forçado; organização sindical e negociações coletivas; proteção ao desempregado, com atenção aos trabalhadores no corte manual no período de entressafra; responsabilidade no desenvolvimento da comunidade; Programa de Assistência Social (PAS); trabalho por produção; trabalho decente e trabalho análogo ao escravo. Na reunião, também serão debatidos os instrumentos que devem formalizar e materializar o entendimento que está sendo construído na Mesa de Diálogo.
A Secretaria-Geral da Presidência da República, por orientação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, coordena o diálogo entre trabalhadores e empresários do setor sucroalcooleiro com o objetivo de melhorar as condições de trabalho na lavoura da cana-de-açúcar. A Mesa de Diálogo foi instalada em julho de 2008, após uma série de reuniões preparatórias entre governo, trabalhadores e empresários do setor. FONTE: Palácio do Planalto