A diretoria e assessoria da CONTAG e representantes das cinco regionais do país se reuniram na sede da Confederação, em Brasília, nesta quarta-feira (5 de setembro), para discutir a questão dos registros sindicais. O grupo de trabalho iniciou a elaboração de uma proposta para a nova Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em substituição à Portaria 186/08. A medida visa preservar, valorizar e dar mais segurança às entidades do Sistema CONTAG, além de agilizar os processos de concessão dos registros sindicais junto ao MTE.
Para o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, a reunião do GT foi altamente produtiva e muitas questões discutidas convergiram com as propostas do Conselho Nacional de Relações do Trabalho do MTE. “Fizemos um bom trabalho durante o dia, avançamos até onde foi possível. Além das sugestões que vieram do Conselho, foram colocadas outras ideias na mesa”.
Segundo Juraci, a partir do debate de hoje, da compreensão dos dirigentes presentes e da visão da CONTAG, a equipe técnica avançará na redação da proposta. Depois, o GT avaliará o documento e, em seguida, a diretoria da Confederação também. Quando for finalizado, será apresentado ao Conselho Nacional de Relações do Trabalho do MTE.
A reunião contou ainda com a presença do presidente da CONTAG, Alberto Broch, da vice-presidente e secretária de Relações Internacionais, Alessandra Lunas, e dos secretários Antonio Lucas (Assalariados e Assalariadas Rurais), Antoninho Rovaris (Política Agrícola) e Aristides Santos (Finanças e Administração). FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi