Nesta sexta feira (22) o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) será homenageado com uma Sessão Solene do Senado Federal em comemoração aos 21 anos do Grito da Terra Brasil.
A Sessão acontece a partir das 14h no Plenário Principal do Senado em Brasília-DF.
Uma história de luta!
De 1995 até 22 de abril de 2015 lá se vão 21 anos de Grito da Terra Brasil. Um dos maiores Atos de reivindicação dos trabalhadores /as rurais através da CONTAG, Federações e Sindicatos filiados. Um Grito com várias caras, com várias cores, com várias vozes, mas com um mesmo objetivo alcançar políticas públicas estruturantes para a transformação do meio rural brasileiro.
Do Grito da Luta continua debaixo de sol ou chuva temos colhido muitos frutos ao longo dos Gritos da Terra Brasil. Conquistas como PRONAF, PAA, Crédito Fundiário, PNAE, Direitos Previdenciários, Direitos das mulheres, jovens, idosos/as rurais do campo, da floresta e das águas.
São tantos conquistas que pra vocês terem uma ideia de todos os benefícios que já chegaram no campo até hoje, mais de 80% delas são resultado das pautas entregues no Grito da Terra Brasil.
Nesta 21º Edição o Grito da Terra Brasil traz como tema “Desenvolvimento Rural Sustentável com garantia de Direitos e Soberania Alimentar”. E a exemplo de 2014 acontece de forma conjunta em todo Brasil, unindo em só grito, trabalhadores e trabalhadoras rurais dos municípios, estados e em Brasília-DF.
De uma coisa temos certeza. Que GTB é sem dúvida nenhuma um caminho de se fazer a luta dos agricultores e agricultoras familiares do campo brasileiro na busca de superar os desafios ainda impostos ao Brasil Rural.
O Grito de gente simples, alegre, forte e firme aponta que estamos no rumo certo, que estamos gradativamente implementando o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. A certeza que seguiremos avançando rumo as medidas e políticas concretas que garantam a reforma agrária ampla e massiva, fortalecimento da Agricultura Familiar, Conquista das políticas públicas que gerem trabalho decente, proteção social e cidadania para todos e todas que vivem no meio rural e que em hipótese nenhuma querem sair de lá.
Viva a luta dos Povos do Campo, da Floresta e das Águas
Viva o Grito
Grito da Terra Brasil FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes