Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
21º GRITO DA TERRA BRASIL
Grito da Terra Bahia vai movimentar o Centro Administrativo da Bahia, em Salvador nesta quinta
WhatsApp

20 de Maio de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
21º grito da terra brasil

Evento acontece simultâneo ao Grito da Terra Brasil, em Brasília e na Bahia por um Brasil sustentável, sem fome e sem pobreza.

Estes são lemas do Grito da Terra Bahia 2015, que acontecerá nesta quinta-feira,21, em Salvador. Organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no estado da Bahia (Fetag-BA), uma entidade com 51 anos de luta e história na defesa do homem e da mulher do campo, o evento deverá reunir cerca de 5 mil trabalhadores rurais e agricultores familiares de todo estado.

De acordo com o presidente da FETAG-BA Cláudio Bastos, o Grito da Terra acontece como uma estratégia de ação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), sob a coordenação da FETAG-BA. “O objetivo da mobilização é reivindicar políticas públicas e avanços para o fortalecimento da agricultura familiar, assalariados rurais, aposentados e assentados da reforma agrária.

Agora se mobiliza para cobrar a execução dessas políticas para consolidar definitivamente as atuais e novas conquistas”, explica Bastos.

No Grito da Terra Bahia os trabalhadores/as rurais vão às ruas para reivindicar ao Governo do Estado acesso à terra como o início do processo produtivo, crédito, assistência técnica pública gratuita, continuada e de qualidade, saúde, educação e segurança no campo, habitação rural, regularização fundiária, titulação das terras, dentre outras demandas. “Juntamente com demais delegacias sindicais, com nossas bandeiras e faixas, exigiremos o avanço do desenvolvimento da agricultura familiar na Bahia e no País, a aceleração do seu crescimento na produção de alimentos, e, sobretudo, respeito aos homens e mulheres com a implantação de políticas sociais que garantam o bem estar no campo, mais investimentos com políticas públicas e na Reforma Agrária assim como alternativas para o enfrentamento da seca exigindo veementemente dos governos ações estratégicas e definitivas com ampliação de tecnologias e práticas agrícolas de convivência, uma reforma hídrica democrática que garanta ao homem do semiárido acesso a água para consumo humano e inclusões sócios produtivas consolidando a agricultura familiar”, declarou o presidente.

A Fetag-BA espera que de forma coletiva, governo, entidades não governamentais e os povos do semiárido possam construir um plano de convivência com a seca que tenha sustentabilidade ambiental, hídrica, social, econômica e cultural.

Atos do GTB 2015

Alguns Atos do GTB 2015 já estão acontecendo, a exemplo da paralização de Belo Monte no Pará, ocupação do INCRA em Rondônia e Paraná, manifestações no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Outras 15 Federações já confirmam mobilização do GTB 2015 para os dias 20 e 21 de maio: Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, Alagoas, Bahia, Ceará, Tocantins, Rondônia e Acre. Está confirmada Sessão Solene no Senado em reconhecimento aos 21 anos de realização do Grito da Terra Brasil. Ação estratégica do MSTTR responsável direta por 80% das conquistas para a Agricultura Familiar brasileira. Em 2015 o Grito da Terra Brasil Traz como tema principal “Desenvolvimento Rural Sustentável com garantia de Direitos e Soberania Alimentar”.

Este ano o Grito da Terra Brasil acontece de 18 a 22 de maio, assim como no ano anterior, acontecerá de forma conjunta em todo Brasil, unindo em um só grito cerca de 80 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais dos municípios, estados e em Brasília-DF. FONTE: Site Calila Notícias



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico