Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
3º FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL
Grafite, Cartazes e Customização de camisetas: os jovens querem aprender novas formas de se expressar
WhatsApp

29 de Abril de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
3º festival da juventude rural

Os jovens sabem o que querem: todos buscam as oficinas com as quais mais se identificam ou aquelas que vão trazer boas consequências para o futuro. A oficina de produção de cartazes, por exemplo: os 18 jovens inscritos na oficina da parte da manhã têm o objetivo de utilizar os conhecimentos adquiridos nestas aulas em seus sindicatos e bases, para comunicar de maneira concisa e atraente as mensagens que consideram mais importantes para a luta do MSTTR.

A oficina está sendo oferecida pelo Coletivo 7 Saberes - grupo de Brasília que promove atividades educativas e culturais - no espaço da Plenário 6, na Concha Acústica. Os monitores escolheram um tema para basear a confecção dos cartazes: a grande manifestação em defesa de uma Reforma Política Democrática que acontecerá na Esplanada dos Ministérios amanhã (30). Os jovens deram sugestões de frases e desenhos e colocaram a mão na massa. Eles vão aprender a técnica de stencil e de pinturas variadas.

A secretária de Jovens do Sindicato de Olho d’Água das Flores, Alagoas, Kaline Nogueiro, 23 anos, explica porque escolheu a oficina de cartazes: “É por meio deles que mostramos a nossa cara, o que temos para dizer. Hoje eu escolhi fazer um cartaz sobre políticas públicas, porque elas são o ponto-chave para a permanência dos jovens no campo”.

Grafite

A oficina de grafite estava acontecendo log ao lado, também oferecida pelo Coletivo 7 Saberes. Os 33 inscritos na oficina da manhã estavam ansiosos para aprender as técnicas para desenhar e escrever com as latas de spray. Virna Claudino, de 22 anos, do Sindicato de Pindaré-Mirim, no Maranhão escolheu a oficina de grafite porque quer aprender novas técnicas de pintura. “Eu produzo cartazes lá no sindicato e quero levar conhecimentos diferentes”, afirma Virna.

E a oficina não se resume só a trabalhar com as latas de sprays: dinâmicas como a ponte de corda ajudaram a entrosar e divertir o pessoal. Feita de corda com vários nós, a ponte é suspensa com a força dos participantes. Quem vai atravessar tem que perguntar antes: “posso confiar?” e só depois da resposta afirmativa da ponte é que o corajoso da vez pisa com cuidado e se apoia nos companheiros para atravessar a corda. Até esta repórter participou da brincadeira e garante: é muito bom exercitar a coragem acreditando no trabalho em conjunto.

Customização de camisetas

Sucesso total. A oficina oferecida pela recém-criada Secretaria de Jovens da Federação da Paraíba estava lotada com 50 inscritos pela manhã e não conseguia mais aceitar os interessados que estavam procurando de última hora. O professor do pessoal era o gerente de Territórios e estudante de design, Alberis Calisto, 27 anos. “Fico muito feliz, é gratificante ver que a proposta de nossa secretaria está sendo tão bem aceita pelo Festival”, afirma ele.

O mineiro Nadson Amorim, de 20 anos, explica que escolheu a oficina porque a transformação de camisetas pode ser uma possibilidade de trabalho no futuro, uma fonte de renda. A piauiense Maria Alves, de 21 anos, afirma que está adorando adquirir conhecimentos novos e já está produzindo uma camiseta para usar na academia. Lucas Feitosa, 20 anos, de Sergipe, conta que escolheu a oficina pensando em renovar o guarda-roupas: “Posso pegar as peças que não uso mais e deixa-las diferentes, como novas”, diz ele. Jordania Moura, 24 anos, também do Piauí se identifica com a customização, porque gosta de moda. “Além disso, posso fazer oficinas como essa com os jovens do meu estado”, afirma a jovem.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico