Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DESMATAMENTO
Governo federal divulga "lista suja" do desmatamento
WhatsApp

29 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
desmatamento

O governo federal divulgou no último dia 24 de janeiro a lista dos 36 municípios que mais desmatam no País. Identificados a partir de monitoramento por satélite, eles serão prioridade para ações de prevenção e controle do desmatamento.

Dezenove municípios - mais de 50% da lista - estão localizados no Mato Grosso. O estado também conta com o primeiro colocado da lista: Alta Floresta, seguido do município de Altamira, no Pará. O estado tem 12 municípios na lista do desmatamento e o Mato Grosso, 19.

Todas as propriedades rurais destes municípios serão recadastradas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e naquelas onde for constatada derrubada ilegal de florestas serão embargadas. Isto significa que não poderão vender produtos ou receber financiamentos. Quem comprar produtos dessas fazendas também poderá responder criminalmente na Justiça.

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, os municípios da lista são responsáveis historicamente por cerca de 50% do desmatamento total da Amazônia. "Estamos propondo uma ação integrada de governo para conseguir manter a governança na região e impedir o aumento do desmatamento", disseela após reunião emergencial convocada pelo presidente Luiz Inácio Lulada Silva para discutir ações de fortalecimento ao combate à derrubada da floresta.

Agricultura familiar - Diante da hipótese de que agricultores familiares e assentados da reforma agrária poderiam ser os responsáveis por essa degradação, a Contag esclareceu todas as ações que são feitas para orientar e incentivar a preservação em propriedades familiares.

"Temos a certeza de que a agricultura familiar e os assentados não são responsáveis por mais de 10% do desmatamento. Os grandes responsáveis são os chamados grileiros de terras, que ocupam a região da Amazônia principalmente para o plantio de pastagem, expansão da cana de açúcar, da soja e do eucalipto", afirma o secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Confederação, Paulo Caralo.

Ele faz uma recomendação aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária sobre a preservação das suas terras. "Orientamos que antes de qualquer iniciativa para ampliar a sua cultura, os agricultores familiares procurem o órgão ambiental de sua cidade, se informem sobre o licenciamento ambiental. Também podem procurar a Contag, que tem pessoas capacitadas para orientar sobre o melhor caminho ser seguido na propriedade".

Paulo Caralo também sugere medidas para evitar o desmatamento que vem ocorrendo no Brasil. "Tem que haver educação, esclarecimento e, principalmente, punição para quem descumpre a lei. Não bastam multas, tem que ter cadeia, punições severas, só assim nós vamos realmente frear esse desmatamento desordenado que existe nessa região".

Confira a lista de municípios que mais desmatam:

1-Alta Floresta (MT)2-Altamira (PA)3-Aripuanã (MT)4-Brasil Novo (PA)5-Brasnorte (MT)6-Colniza (MT)7-Confresa (MT)8-Cotriguaçu (MT)9-Cumaru do Norte (PA)10-Dom Eliseu (PA)11-Gaúcha do Norte (MT)12-Juara (MT)13-Juína (MT)14-Lábrea (AM)15-Machadinho D´Oeste (RO)16-Marcelândia (MT)17-Nova Bandeirantes (MT)18-Nova Mamoré (RO)19-Nova Maringá (MT)20-Nova Ubiratã (MT)21-Novo Progresso (PA)22-Novo Repartimento (PA)23-Paragominas (PA)24-Paranaíta (MT)25-Peixoto de Azevedo (MT)26-Pimenta Bueno (RO)27-Porto dos Gaúchos (MT)28-Porto Velho (RO)29-Querência (MT)30-Rondon do Pará (PA)31-Santa Maria das Barreiras (PA)32-Santana do Araguaia (PA)33-São Félix do Araguaia (MT)34-São Félix do Xingu (PA)35-Ulianópolis (PA)36-Vila Rica (MT)



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico