Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SECA
Governo anuncia, mas milho não chega para o Nordeste
WhatsApp

18 de Setembro de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
seca

Na tarde dessa segunda (17) representantes da CONTAG estiveram reunidos com o secretário nacional de Política Agrícola, Caio Rocha, o superintendente da Conab, Rafael Borges Bueno e equipe. O encontro aconteceu a pedido das Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (FETAGs) do Nordeste, para tratar da questão do abastecimento de milho na região. Isso porque o governo federal está descumprindo com o que anunciou e os leilões que está realizando estão destinando pouco milho para o Nordeste, segundo avalia a CONTAG. Das 400 mil toneladas do cereal nos estoques oficiais divulgadas pelo governo federal, a serem distribuídas para socorrer os produtores das regiões onde as cotações do produto estão acima da média, em virtude da quebra da safra nesse período de estiagem, até o momento só chegaram para o Nordeste apenas 71mil toneladas, das 209 mil contratadas. O governo afirma que já estão a caminho, sendo transportadas, mais 138 mil toneladas. Ou seja, apenas a metade do que fora propagado. Para agravar ainda mais a situação, essa quantidade não é destinada apenas aos agricultores familiares e é dividida entre médios e grandes produtores da região. “Sabemos que essa não é a primeira reunião para tratar do assunto e nem se trata aqui de uma visita que estamos fazendo para contar histórias. O governo precisa ter sensibilidade. O ministério não está resolvendo o problema e precisamos de uma saída concreta e afirmativa para a situação. A presidenta Dilma anunciou programas de apoio às vítimas da seca, mas até agora o Programa do Milho não vem atendendo aos mais necessitados”, critica Antoninho Rovaris, secretário de Política Agrícola da CONTAG.

A grande preocupação das federações, segundo a direção da CONTAG, é de que os novos contratos levem mais tempo para chegar, além da informação de que existe a possibilidade de o exército fazer o transporte desse alimento sem, contudo, ter experiência nesse tipo de logística. Outro dado relatado pelos representantes da confederação diz respeito ao acesso ao Programa do Milho: “Os agricultores familiares são minoria no cadastramento do programa. Estaremos reunidos amanhã para termos uma radiografia mais precisa com relação à situação e ao quadro que se configura em todo o Nordeste”, informa Aristides Santos, secretário de Finanças e Administração da CONTAG, referindo-se ao encontro das FETAGs em Fortaleza.

Nos estados de Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, e Paraíba a situação é ainda mais grave. Diante disso, a CONTAG faz pressão para que o governo cumpra com seu papel. “O governo anunciou, mas não criou as condições necessárias para cumprir com seu compromisso. Isso é complicado, principalmente em ano de eleições municipais. É papel do governo resolver essa situação, que é emergencial”, analisa Alberto Broch, presidente da CONTAG. Broch defende um percentual diferenciado para a agricultura familiar. “Esse público deve ter direito a um valor acessível porque sua demanda é pelo milho para subsistência. Penso que não é justo que o grande pague o mesmo que o pequeno”, justifica.

O deputado estadual Manoel Santos (PT), presente na reunião, demonstrou sua preocupação com o quadro. “Essa não é uma política justa, muito menos respeitosa, e os trabalhadores e trabalhadoras rurais não podem aceitar isso. Em um ano eleitoral, pensar no uso de um programa à custa de uma situação de emergência, de seca e de fome, é um grande risco”, dispara o deputado, representando Pernambuco, falando sobre as distorções que estão ocorrendo ligadas à existência de atravessadores, ao poder dos que detêm mais recursos para comprar para estoque e ao fato de que o milho não está chegando para os que mais precisam.

O secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson, lembra que apesar do Ceará ser o estado aonde chegou maior quantidade de milho, mesmo assim no local a distribuição não está sendo eficiente. Wilson alerta que são muitas as críticas e denúncias de que o cereal não está chegando aos produtores e que é necessária sensibilidade para tratar do assunto. “O governo deve entrar com subsídio, é claro, para garantir o preço do produto e conter as oscilações de mercado. Mas, é necessário perceber também que a questão do milho não é de economia, de ganhar ou não dinheiro, mas sim de sobrevivência dos animais”, referindo-se à realidade específica do Nordeste.

Alegando problemas de infraestrutura, principalmente ligados ao transporte, Caio Rocha tenta se explicar: “Reconhecemos a veracidade dos fatos apresentados. Acontece que estamos tendo problemas de transporte”. O secretário exige de sua equipe maior precisão nos dados apresentados ao movimento sindical e a definição de um calendário de ações. Já o superintendente da CONAB anunciou quantitativos de entrega do milho para alguns estados e comprometeu-se a apresentar uma relação do produto em processo de entrega e de licitação. Mas, a verdade é que o governo está mesmo é descumprindo com seu compromisso e os dirigentes sindicais começam a se inquietar. “Esse é o momento de se fazer uma distribuição rápida, igualitária e sem privilégios, para os que mais estão necessitando”, exige Antoninho Rovaris, referindo-se as 105 mil toneladas de milho que começam a ser embarcadas na próxima semana, das quais 60 mil vão direto para a região Sul e não para o Nordeste, para onde devem estar indo apenas 40 mil toneladas. Rovaris reivindicou também que a CONTAg participe de uma possível reunião entre os secretários de agricultura estaduais e o ministério da agricultura, pré-agendada para os próximos dias. FONTE: Imprensa Contag - Maria do Carmo de Andrade Lima



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico