O governador Luiz Henrique da Silveira esteve na sede da Fetaesc nesta segunda-feira (06) para tratar das reivindicações do Grito da Terra do estado do Espírito Santo, cuja pauta foi entregue em abril. Logo no início da reunião o governador comunicou as datas das próximas negociações: 20 de novembro, 04 de fevereiro, 20 de maio, 04 de agosto e 08 de novembro de 2008.
O governador também se desculpou pela sua irritação no último encontro (31), justificando que a mesma foi motivada pelo rumo das negociações dado pelo governo. Em relação às reivindicações, lembrou que "toda a filosofia do seu governo é a descentralização voltada para o desenvolvimento rural" e sugeriu que as lideranças da Fetaesc articulem com as Secretarias Regionais a representação da entidade junto aos Conselhos de Desenvolvimento Regional, para que as propostas para o meio rural sejam trazidas para o Conselho Estadual de Desenvolvimento (Desenvesc), órgão que estabelece as políticas públicas do atual governo catarinense.
O governador convidou o presidente da Fetaesc, Hilário Gottselig para fazer parte da comitiva catarinense que estará em Brasília hoje (7) e amanhã (8). Um dos assuntos a ser tratado com o governo federal é a Lei da Mata Atlântica, que inviabiliza o desenvolvimento econômico do Estado, por conta da legislação rigorosa e inviável às características geográfica e agrária de Santa Catarina.
Também ficou estabelecido que será criado um grupo de trabalho com a Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural para a realização da Feira Estadual da Agricultura Familiar, a está prevista para acontecer em Chapecó, no próximo ano. Sobre a implantação do piso estadual do salário mínimo, o governador informou que tratará do assunto na reunião da bancada de apoio do governo e "o projeto poderá ser encaminhado ainda esta semana".
Sobre o orçamento para o setor agrícola, disse que ainda não é possível um percentual maior por que de cada R$ 100 arrecadado, o governo já tem R$ 104 comprometido. Segundo o governador "há um orçamento paralelo pela habitação rural, energia elétrica, estradas de acessos aos municípios, investimentos em equipamentos para os hospitais regionais", entre outros. Os demais assuntos da pauta serão tratados com as respectivas Secretarias no decorrer do período, sendo a avaliação dos encaminhamentos, no próximo dia 20 de novembro.
Maiores informações
Hilário Gottselig - presidente - 48.9971.7995 - hilario@fetaesc.org.br
Marta Guerra - Asses.de Imprensa (48)3246.8011 R-17 - imprensa@fetaesc.org.br
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetaesc