Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
TERRITÓRIOS DA CIDADANIA
Gestores discutem ampliação do programa governamental
WhatsApp

19 de Fevereiro de 2009

TEMAS RELACIONADOS:
territórios da cidadania

O Encontro Nacional de Planejamento 2009 da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) reuniu, pela primeira vez, delegados do MDA e 40 articuladores de todos os estados com o Comitê Executivo e Técnico do Programa Territórios da Cidadania (PTC). O coordenador do Departamento de Gestão Territorial da SDT, Ronaldo Camboim, considerou a iniciativa positiva em função da aproximação e do diálogo estabelecidos com a matriz do PTC para ampliar o desenvolvimento rural sustentável nos territórios rurais.

Camboim avalia também que a troca de experiências e o conhecimento das metas vão ajudar no aperfeiçoamento do PTC. "O diálogo que foi aberto e a definição e informação sobre as ações para este ano vão facilitar a superação de desafios dos gestores locais para o desenvolvimento rural nos territórios".

Os representantes da Casa Civil - Coordenadoria do Programa Territórios da Cidadania - divulgaram na reunião uma metodologia que define o papel dos Colegiados Territoriais em quatro eixos: informativo, consultivo, deliberativo e articulador/mobilizador. "Essa tipologia ajuda os colegiados a focar nas ações estratégicas, o que dinamiza o trabalho dessas instâncias", comenta Camboim.

Avaliação dos resultados - O delegado federal do MDA do Rio de Janeiro, Jaime Muniz Martins, disse que se surpreendeu positivamente com o trabalho realizado pela SDT durante o encontro. "Mais uma vez, a secretaria colabora com informações que são muito importantes. Saí da reunião revigorado e estimulado para trabalhar, porque as coisas estão acontecendo nos territórios".

Martins ressalta a participação social dos colegiados para o avanço das políticas públicas com o apoio do governo federal: "O governo Lula teve a ousadia de integrar as ações nos territórios. Deu vez e voz para que a sociedade pudesse participar do processo de desenvolvimento do País. Tem de ter coragem para fazer isso e os colegiados vêm assumindo o seu papel".

A articuladora estadual de Sergipe, Jesebel Argentina Cintra, também avaliou o encontro como uma forma de integração de políticas. "A semana foi uma demonstração de quanto o governo vem se empenhando em aglutinar forças, promover um planejamento conjunto e organizar as demandas dos territórios".

Jesebel considera que o encontro foi uma oportunidade de reconhecer a conjuntura do Programa Territórios da Cidadania na política de desenvolvimento nacional, além de estabelecer diálogo com os ministérios e o Comitê Técnico do Programa.

Participantes - A semana de planejamento ocorreu em Brasília, de 9 a 13 de fevereiro e contou com a participação de representantes da Casa Civil, dos Ministérios da Saúde, da Educação, da Agricultura, da Cultura, do Planejamento e das Cidades; das Secretarias de Assuntos Federativos (SAF), de Aquicultura e Pesca (Seap) e a de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Funai, Embrapa, Funasa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e IICA também participaram do evento. FONTE: SDT/MDA



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico