A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Santa Catarina, Fetaesc, está em fase final de programação das Rodadas Microrregionais. Pela manhã nessa quarta-feira (05/11) o Presidente José Walter Dresch e o vice Luiz Sartor discutiam os últimos detalhes para a realização do trabalho. Já Irineu Berezanki planilhava a metodologia de aplicação das rodadas, que criam um novo modelo de gestão participativa, focando em primeiro plano os sindicatos e principalmente os agricultores e agricultoras familiares catarinenses.
Com o objetivo de discutir as atividades do ano de 2015 a Fetaesc, através de suas áreas, está indo em direção as bases. Divididas em 17 regiões, que compõe o mapa de representação da agricultura familiar com os 201 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais no estado, a federação quer estreitar os laços com a voz que vem do campo.
Para isso está mobilizando toda sua estrutura, que saíra da sede em São José, e estará durante um dia ouvindo os lideres sindicais.
As Rodadas são dirigidas aos Presidentes dos sindicatos, Tesoureiro e Secretário, Coordenadores da Terceira Idade, Mulheres e Jovens, Membros das Comissões, Funcionários dos sindicatos filiados e agricultores, estes últimos que serão convidados a participar são o foco das ações para o ano que vem.
Irineu Berezanski, Assessor de Planejamento Fetaesc, explica que as rodadas irão servir para coletar sugestões e com elas mapear as ações do ano de 2015. “Queremos estar mais próximos do nosso agricultor. É para ele que o movimento sindical existe e temos que cada vez mais estar ao seu lado”, disse Irineu.
O Presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, acredita que esse novo modelo de gestão participativa tem como principal ferramenta a aproximação entre as entidades e o trabalho desenvolvido, tendo como eixo principal o foco nos resultados e a garantia de bem representar a categoria da agricultura familiar.
“A Fetaesc sempre atuou com sua estrutura como um suporte de apoio técnico e de pessoal para os sindicatos realizarem o trabalho na base. Com as rodadas queremos estar ainda mais próximos de nossos lideres sindicais e ouvi-los para que as ideias possam sair do papel e se tornarem realidades. Esse é um trabalho de motivação”, observou o presidente José Walter.
Em cada rodada obrigatoriamente da Fetaesc irá participar ao menos um diretor e um técnico.
Confira abaixo as datas das Rodadas Microrregionais da Fetaesc
26/11 – ASTRAMATE 26/11 – Vale do Araranguá 26/11 – Centro Oeste 1 27/11 – Litoral Norte 27/11 – Carbonífera 27/11 – Três Fronteiras 28/11 – Baixo Vale do Itajaí 28/11 – Vale do Tubarão 28/11 – Baixo Vale do Rio do Peixe 2/12 – Vale do rio do Peixe 2/12 – Médio Vale do Itajaí 2/12 – Cebola 3/12 – Planalto Sul 3/12 Alto Vale do Itajaí 3/12 – Florianópolis Sul 4/12 – Serrana 4/12 – Florianópolis Norte FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAESC - Beto Motta