Espa√Īol   /   English   /   šł≠ŚõĹšļļ   /   Fran√ßais   /   Deutsch Arrecada√ß√£o  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Garantir a Soberania Alimentar a partir da defesa do Meio Ambiente
WhatsApp

05 de Junho de 2020


Arte: Pedro Corr√™a, com adapta√ß√Ķes Comunica√ß√£o CONTAG - Fabr√≠cio Martins
TEMAS RELACIONADOS:
dia mundial do meio ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado 05 de junho, a CONTAG compartilha uma reflex√£o sobre a garantia da Soberania Alimentar a partir da defesa do Meio Ambiente.

A CONTAG tem a clareza da import√Ęncia, para a popula√ß√£o, de se garantir uma alimenta√ß√£o saud√°vel e soberania alimentar, e, em especial, nessa conjuntura de Pandemia, amparar os mais necessitados.

Importante destacar que j√° h√° estudos que mostram que em todo o mundo os n√ļmeros da subnutri√ß√£o voltaram a subir depois de d√©cadas de decl√≠nio. No Brasil h√° milh√Ķes de pessoas vivendo na pobreza, ou abaixo da linha da pobreza, sem acesso √† alimenta√ß√£o saud√°vel, ou que passam fome, ou seja, o pa√≠s est√° voltando ao mapa da fome no Brasil.

Agora se somarmos esse quadro precário de desnutrição e pobreza às consequências de uma Pandemia como esta, fica evidente que essa realidade só se aprofunda.

Com a necessidade do isolamento social, da quarentena, com a perda do trabalho, renda, empregos, bicos, vemos a população padecer, e depender da ajuda do Governo Federal (que por sinal, tem chegado de forma pontual e precária através do auxílio-emergencial).

A população passou a depender do amparo das ONGs e Prefeituras com a distribuição de cestas básicas, e também através do trabalho solidário da agricultura familiar que continua produzindo alimentos, mesmo nesse contexto da Pandemia e do avanço do Covid 19 no campo e nos municípios de pequeno e médio porte.

Diante desse cen√°rio, a CONTAG reafirma sua luta pelo fortalecimento da agricultura familiar que se d√° com o apoio aos quintais produtivos, preserva√ß√£o das sementes crioulas, dando assim continuidade a uma grande batalha que √© a transi√ß√£o da agricultura tradicional para a agroecol√≥gica. Desta forma, a Confedera√ß√£o promove as condi√ß√Ķes para que todos possam ter comida com dignidade, pois a alimenta√ß√£o √© um direito indispens√°vel para a sobreviv√™ncia humana, e no Brasil, esse direito √© previsto pela Constitui√ß√£o Federal, e requer a ado√ß√£o de pol√≠ticas e estrat√©gias sustent√°veis de produ√ß√£o, distribui√ß√£o, acesso, consumo de alimentos seguros e de qualidade, promo√ß√£o da sa√ļde e da alimenta√ß√£o adequada e saud√°vel.

Foto: Divulgação

¬ďDesta forma, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a CONTAG reafirma sua postura de defesa do meio ambiente, da agroecologia e da agricultura familiar, pois s√≥ assim a popula√ß√£o continuar√° tendo acesso a alimentos saud√°veis, variados e sem veneno. A ONU inclusive tem apontado a Agricultura Familiar como essencial no per√≠odo da Pandemia, e no p√≥s Pandemia, pois tem clareza que a produ√ß√£o agroecol√≥gica garante a soberania e a seguran√ßa alimentar¬Ē, pontua a secret√°ria de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmar√≠ Malheiros.

Vale ressaltar que a Soberania Alimentar e a defesa da Agroecologia também são bandeiras da Marcha das Margaridas, maior ação realizada pela CONTAG.

¬ďPara as mulheres do campo, da floresta e das √°guas, a soberania alimentar passa pela pr√°tica da Agroecologia, pois atrav√©s dessa forma de produ√ß√£o conseguiremos alimentar o mundo durante e p√≥s Pandemia, erradicar a fome e a mis√©ria no mundo, e possibilitar o empoderamento das popula√ß√Ķes em risco social ao redor do mundo, sobretudo das mulheres rurais¬Ē, destaca a secret√°ria de Mulheres da CONTAG e coordenadora da Marcha das Margaridas 2019, Maz√© Morais.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a CONTAG reafirma: Defender o Meio Ambiente é garantir a Soberania Alimentar!

Foto: Divulga√ß√£o FONTE: Comunica√ß√£o CONTAG - Barack Fernandes, com informa√ß√Ķes da Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG



WhatsApp


CONTE√öDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
N√ļcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Hor√°rio de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presid√™ncia e Rela√ß√Ķes Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Pol√≠ticas p√ļblicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucess√£o Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e √°guas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobiliza√ß√Ķes
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plen√°ria Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUI√á√ēES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGR√ĀRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicaliza√ß√£o ‚Äď Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agr√°ria: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Ra√≠zes se formam no campo ‚Äď Educa√ß√£o P√ļblica e do Campo √© um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico