Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
CONTAG denuncia o desmonte da política ambiental brasileira e reforça que a luta pelo meio ambiente e pela vida deve ser feita por todos(as) nós
WhatsApp

04 de Junho de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
dia mundial do meio ambiente
meio ambiente
questões ambientais

Ao longo dos dias 1 a 5 de junho, denominada de Semana do Meio Ambiente, a CONTAG vem fazendo denúncias sobre o desmonte da política ambiental brasileira e reflexões sobre temáticas, a exemplo do desmatamento, das queimadas, licenciamento ambiental, acesso à água e aos recursos hídricos e uso de agrotóxicos.

“Essas temáticas estão presentes nas pautas da CONTAG e, nessa semana, estamos reforçando a nossa posição e as nossas denúncias. A principal mensagem que queremos passar é que a luta pelo meio ambiente e pela vida é feita por todos e todas nós, agricultores e agricultores familiares, de todas as idades, de todos os gêneros, e juntos vamos resistir a todos os golpes e trabalhar para que a mudança para um desenvolvimento rural sustentável e solidário aconteça para nossas atuais e futuras gerações”, destaca a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.

Para garantir essa mudança, é preciso denunciar medidas tomadas pelo governo federal que prejudicam esse desenvolvimento que a CONTAG, Federações e Sindicatos defendem. Desde o primeiro mês do governo Bolsonaro até fevereiro de 2021 foi feita a concessão de 1059 novos registros de agrotóxicos, um número recorde. No Brasil, já são mais de 3 mil agrotóxicos disponíveis no mercado para comercialização, que estão envenenando nossa comida, nossos corpos, nossa água e nosso solo, provocando câncer, depressão, suicídio e diversos outros malefícios a todos os seres vivos.

“A defesa da agroecologia é uma das prioridades para o movimento sindical e para todos os sujeitos do campo, da floresta e das águas. Para nós, é sinônimo de cuidado com o indivíduo e com a coletividade, com o equilíbrio entre produção de alimentos saudáveis, a proteção dos recursos naturais como solo, água e ar, assim como a vida de seres humanos, animais e plantas”, explica a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, que coordenou as ações da Semana junto à Sandra. Mas, segundo Mônica, para que as práticas agroecológicas se efetivem, é necessário o incentivo do Estado Brasileiro a essa modalidade de produção com a viabilização de projetos produtivos, do apoio à comercialização, da capacitação técnica e da extensão rural, bem com através do investimento em novas pesquisas para expansão da produção de alimentos saudáveis.

Este governo também é conivente com o desmatamento. Segundo medições do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a área desmatada na Amazônia em abril/2021 foi de 581 km² de sua cobertura vegetal. Trata-se do segundo mês consecutivo de recordes históricos mensais. Em março foram desmatados 368 km². Já no Cerrado, a área em alerta de desmatamento acumulado entre 1 de janeiro e 22 de abril deste ano já é 32% superior ao mesmo período que o registrado no ano passado.

A omissão também resultou no aumento de queimadas na Amazônia, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e diversos outros biomas. Segundo informações do Inpe, o território brasileiro acumulou do início do ano até agora mais de 10 mil focos de fogo. Esse número pode aumentar rapidamente com o início do período de seca em regiões críticas, como o Centro-Oeste, quando as queimadas passam a se alastrar de forma rápida e intensa, atingindo fortemente áreas do cerrado naquela região.

“Não satisfeito com essa situação, o governo está aproveitando o cenário de pandemia para ‘passar a boiada’. Um exemplo é o Projeto de Lei 3.729/2004, que na prática, acaba com o licenciamento ambiental. Sendo aprovado, teremos dificuldades no controle da poluição, dos processos de desertificação e permitirá o aumento do desmatamento e queimadas”, ressalta Sandra.

A CONTAG também reafirma, nesta Semana, a sua luta contra a transformação da água em mercadoria e em defesa do acesso regular e de qualidade à água potável, como um direito fundamental reconhecido pela ONU. “A água é um patrimônio natural do mundo, com grande importância na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas. No entanto, é um bem escasso e finito, apesar de o nosso planeta possuir grande quantidade de água. Somente 2,4% da água é doce e apenas 0,02% pode ser consumida. Por isso, é fundamental que todos e todas tenham consciência sobre o uso racional da água, que contribuam com a preservação das nascentes, contra o desperdício na agropecuária”, pondera a secretária de Meio Ambiente da CONTAG. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico