Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARANHÃO
Francisco Sales é eleito para um novo mandato na Fetaema
WhatsApp

06 de Junho de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
maranhão

Com 94 votos de diferença, a chapa de Francisco Sales venceu a eleição para comandar a direção da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Maranhão (Fetaema) pelos próximos quatro anos. A eleição ocorreu ontem, no último dia do 6º Congresso da Fetaema, iniciado no dia 2. Francisco Salles disputou a eleição com Socorro Nascimento, atual secretária de Política Agrícola e Meio Ambiente da Federação.

No total, foram 617 votantes, sete votos em branco e dois nulos. A nova diretoria da Fetaema vai comandar a maior organização sindical do Maranhão, no quadriênio de 2008-2012. Integrante do sistema Contag e filiada à CUT, a Federação representa mais de dois milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Integram a nova Diretoria Executiva da entidade lideranças sindicais (homens e mulheres) dos pólos regionais do Mearim, Cocais, Alto Turí, Tocantina, Sul e Baixada Oriental, e ainda, na suplência, representantes dos pólos Baixo Parnaíba, Baixada Maranhense e Pindaré. A posse será no mês de julho.

PROPOSTAS - Dentre as propostas defendidas pela chapa vencedora, Chico Sales destaca as que ele considera estratégicas para avançar na luta da classe trabalhadora rural. "Na área sindical nós defendemos e vamos lutar por um sindicalismo cada vez mais forte, autônomo, classista, democrático e combativo. Para tanto pretendemos continuar investindo na formação, capacitação e qualificação dos nossos dirigentes sindicais, incluindo a juventude do campo - que foi o grande diferencial deste congresso - e as mulheres trabalhadoras rurais".

Para avançar na política da reforma agrária, a nova diretoria da Fetaema vai priorizar a luta pelo instrumento da desapropriação, por interesse social, pela regularização fundiária em terras devolutas do estado e da União, e continuar na luta pelo crédito fundiário como ação complementar.

Na área da política agrícola e meio ambiente, outro eixo estratégico, Chico Sales afirma que "a federação vai lutar pela valorização e fortalecimento da agricultura familiar, organizando os meios de produção, buscando os instrumentos da pesquisa, assistência técnica, o crédito agrícola, o estímulo à ampliação das cadeias produtivas, bem como a luta pela capacitação e criação das cooperativas de crédito e de comercialização".

A nova Diretoria

Presidente - Francisco Sales de OliveiraVice Presidente - Francisco de Jesus Silva (Chico Miguel)Secretário Geral - Ana Maria de Oliveira FreitasSecretário de Finanças e Administração - José Chatéo Brian Costa RêgoSecretário de Política Agrária - Raimundo Machado de AraújoSecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente - Joaquim Alves de SousaSecretario de Formação e Organização Sindical - Francisco Ivaí da Silva SantosSecretária de Políticas Sociais - Rosmarí Barbosa MalheirosCoordenação Estadual de Mulheres - Maria Adriana OliveiraCoordenação Estadual de Jovens - Ângela Maria de Sousa SilvaConselho Fiscal1º Conselheiro - Antonio Rosa Filho2ª Conselheira - Joana da Cruz Santos3º Conselheiro - Antonio Lopes dos Reis FONTE: Assessoria de Comunicação da Fetaema



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico