Começou terça-feira feira (16/06) em Fraiburgo no Hotel Renar e prossegue até quarta-feira (17/06) o Curso de Capacitação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Na abertura a presença de autoridades, lideranças sindicais, representantes das entidades parceiras e a participação do Presidente da Fetaesc, José Walter Dresch.
Depois da recepção, mesa solene e o inicio oficial do encontro, foi a vez dos palestrantes começarem a discorrer sobre o tema acesso a terra. O presidente da federação, José Walter, fez um resgate do movimento e da importância de dar mecanismos públicos para que os jovens do país que queiram ficar no campo possam ter os meios possíveis para isso e nesse sentido o Programa Nacional de Crédito Fundiário desempenha um papel de assegurar essa política. “Sabemos que é preciso avançar no aumento do teto do Crédito Fundiário e estamos trabalhando para isso, mas esse trabalho é importante e tenho certeza é uma das garantias da permanência do nosso jovem no meio rural. Hoje em Santa Catarina 33 mil propriedades estão sem sucessão familiar”, frisou.
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Fraiburgo, Osenir Ribeiro, agradeceu a presença de todos e destacou a luta que é desenvolvida na região com todos os sindicatos para cada vez mais dar mais qualidade ao atendimento prestado aos agricultores e agricultoras. Ainda pela manhã o Padre Gilberto Tomazi, Coordenador Diocesano e doutor em Ciências da Religião, trouxe o tema “Os cem anos do Contestado e a presença dos negros e negras na luta pela terra”.
À tarde a capacitação contou com a participação ainda de João Carlos Nogueira do Núcleo de Estudos dos Negros, de Remilson Carlos Nunes Ferreira Coordenador Geral de Capacitação de Assistência técnica e Extensão Rural do Programa Nacional de Credito Fundiário e Paulo Roberto Freitas da Silva, acadêmico da Universidade Federal de Santa Catarina que falou sobre a sua experiência como aluno.
No fim do dia uma mesa redonda com perguntas e respostas fechou a primira etapa da capacitação.
Quarta- Feira
No roteiro do segundo dia do evento o Engenheiro Agrônomo e Técnico da Fetaesc na área de Meio Ambiente irá abordar as regras gerais do PNCF, selos, programas do governo federal entre outros. Na sequência acontece a capacitação inicial aos beneficiários, ou seja, aqueles que estão com interesse em acessar o programa. Quem comanda está etapa é o Diretor da Fetaesc Adriano Gelsleuchter. A tarde o destaque é: “Gestão de propriedades e administração do empreendimento familiar rural”.
Capacitação
O trabalho de capacitação já é desenvolvido em Santa Catarina, mas dessa vez será direcionado para o selo Terra Negra Brasil que prevê condições especiais para acesso ao PNCF com recursos complementares na implementação de produtos comunitários e/ou coletivos para grupos de negros e negras não quilombolas. Os recursos permitem a aquisição e estruturação dos imóveis rurais com o financiamento da compra de terras e a implantação do projeto produtivo, além do apoio à inovação tecnológica para capacitação dos agricultores e assistência técnica.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAESC - Beto Motta