Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COMBATE À FOME
Fortalecimento da agricultura familiar pode acabar com crise alimentar
WhatsApp

19 de Dezembro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
combate à fome

A Confederação de Organizações de Produtores Familiares Campesinos e Indígenas do Mercosul Ampliado (Coprofam) e a ONG ActionAid lançaram neste mês a campanha "Pela Soberania Alimentar e Combate à Fome no Mercosul". A iniciativa visa à criação de políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar e garantia de soberania e segurança alimentar nos países do Mercosul e seus vizinhos.

Segundo os organizadores da campanha, o fortalecimento do homem e da mulher do campo é indispensável para a redução da pobreza e combate à fome na região. Atualmente, a agricultura familiar produz ainda 68% dos alimentos indispensáveis para a soberania e segurança alimentar dos países sul-americanos. Também é responsável por 83% das propriedades rurais do Mercosul Ampliado, representando 40% PBI agrícola e gerando 73% dos postos de trabalho no campo.

O lançamento ocorreu em Salvador (BA) durante a Conferência Internacional sobre Soberania e Segurança Alimentar no Mercosul. Três diretores da Contag estiveram presentes no lançamento: o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch; a coordenadora Nacional das Mulheres Trabalhadoras Rurais e vice-presidente da CUT, Carmen Foro; e o secretário-geral, David Wylkerson.

De acordo com Alberto Broch, por meio da campanha, os trabalhadores e trabalhadoras rurais sul-americanos lutam por um Mercosul sem fome. "Nesta campanha, queremos diminuir algumas das coisas que mais envergonham o ser humano: a fome, a miséria e a subnutrição", destaca Broch.

A secretária adjunta de Gênero e Políticas para Mulheres da Coprofam, Carmen Carlini, afirma que a participação das trabalhadoras rurais no lançamento da campanha é muito importante. "Devemos estar unidas para combater a fome. As mulheres do campo são peças fundamentais nesse processo".

Produção Familiar - A ActionAid e Coprofam propõem a participação da sociedade civil na elaboração das políticas públicas para a soberania e segurança alimentar do Mercosul. Segundo as duas entidades, essa colaboração é fundamental para aprofundar o papel dos produtores e produtoras familiares, campesinos e indígenas na produção agrícola do bloco. A idéia é aumentar o abastecimento dos mercados locais e regionais pela produção familiar.

Para a criação dessas políticas públicas, as duas organizações reivindicam que os governos do Mercosul estabeleçam uma agenda de trabalho conjunta. "Não superaremos a fome e a miséria se não valorizarmos uma agricultura familiar forte, sadia e pujante, que respeite o meio ambiente, a diversidade e que tenha a produção de alimentos além da visão produtivista", defende o vice-presidente da Contag.

O presidente da Coordenação de Integração das Organizações Econômicas Campesinas da Bolívia (CIOEC), Primo Nina, explica que a valorização dos agricultores e agricultoras familiares também ajudará o mundo a combater a crise alimentar. "Estamos defendendo a produção de alimentos pela agricultura familiar para combater essa crise alimentar que afeta os países". FONTE: Fernanda Peregrino, Agência Contag de Notícias



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico