Estamos de portas abertas para todos e todas! A Campanha Nacional de Sindicalização - Sindicato de Portas Abertas é desenvolvida pela CONTAG, Federações e Sindicatos filiados para fortalecer a representação e representatividade junto aos agricultores e agricultoras familiares, melhorando a relação político-sindical.
Mas, afinal, porque é importante ter um Sistema Confederativo forte?
No Brasil, existem aproximadamente 4 mil Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, que são filiados à Federação do seu estado e as 27 Federações são filiadas à CONTAG, formando um Sistema Confederativo.
A partir das proposições contidas no seu projeto político, ao longo dos anos, a CONTAG, as Federações e Sindicatos apresentam suas demandas, negociam e garantem diversas conquistas para os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares junto ao poder público a partir de suas ações políticas de massa, como o Grito da Terra Brasil, a Marcha das Margaridas e o Festival Nacional da Juventude Rural.
Ao longo de seis décadas, este sistema vem acumulando diversas conquistas, como as principais políticas públicas voltadas ao meio rural brasileiro, a exemplo da previdência rural, Lei da Agricultura Familiar, Pronaf, Reforma Agrária, Crédito Fundiário, Habitação Rural, Luz para Todos, Água para Todos, entre outras.
Além disso, vários Sindicatos oferecem serviços e benefícios ao seu quadro social, como Fundo de Amparo Social, desconto no comércio, atendimento jurídico, declaração de ITR, elaboração de projetos, entre outros.
Para manter essas conquistas e garantir ainda mais benefícios, a luta sindical precisa estar fortalecida e isso só acontece com a participação ativa do seu quadro social e com novas sindicalizações.
Depois de associado(a), é importante que essa participação continue e seja fortalecida, seja por meio das assembleias, formações, de trabalho de base, nas ações de massa e, até mesmo, no apoio à Diretoria e apresentando propostas.
Sindicato de Portas Abertas: venha participar lutando pelos direitos da agricultura familiar!
Por Malu Souza e Verônica Tozzi / Comunicação CONTAG