A Comissão Temática 09 reafirmou em seu debate temático a Formação como importância estratégia para o trabalho de base. Essa afirmação vem se tornando uma constante nos espaços de discussão das diversas instâncias do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), como no Encontro Nacional de Formação (ENAFOR), nos cursos nacionais, regionais e estaduais, nos Grupos de Estudos Sindicais (GES), entre outros, e no Congresso da CONTAG não poderia ser diferente.
Ao longo dos 53 anos de história da CONTAG, muitas iniciativas e processos formativos foram sendo construídos buscando melhor representação e representatividade dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Em 2006, após quatro décadas de acúmulo de experiências formativas, foi criada a Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), que nasce como um espaço de transformação política, orgânica ao MSTTR, para atuar com processos formativos continuados e articulados a uma estratégia multiplicadora, envolvendo lideranças e dirigentes sindicais, assessorias e funcionários(as).
Passados 10 anos de atuação, a ENFOC consolidou uma prática pedagógica coerente com os princípios de construção coletiva do conhecimento, valorização dos saberes, reconhecimento e respeito às diferenças, conforme orienta a Política Nacional de Formação da CONTAG (PNF) e o seu Projeto Política Pedagógico.
Como desdobramento desse processo, foram criados novos espaços formativos por iniciativa das próprias Federações e Sindicatos, como: mutirões; jornadas pedagógicas e sindicais; acampamentos; visitas a experiências agroecológicas; cursos em municípios, em polos/regionais sindicais e microrregionais; intercâmbios; cursos específicos com mulheres, jovens e com trabalhadores e trabalhadoras rurais da terceira idade e idosos(as). Também articulados ao itinerário, são realizados encontros de formação, seminários de aprofundamento temático e desenvolvimento metodológico, e oficinas de autoformação. Esse caminho possibilitou a atuação em rede e, hoje, mais de cinco mil pessoas compõem a Rede de Educadores e Educadoras Populares. São pessoas que multiplicam os processos formativos até chegar à base e contribuem para a transformação política das lideranças do MSTTR.
“O debate que fizemos foi muito bom e construtivo. A política de formação da ENFOC foi reconhecida e fortalecida, vieram muitas ideias de ajustes visando o aperfeiçoamento e maior participação das pessoas. E a Escola Nacional de Formação da CONTAG cada vez mais se consolida como um lugar de transformação política”, avalia o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, que coordenou os debates do Grupo 09.
A delegada do 12º CNTTR Euci Ana também avaliou de forma positiva os debates do grupo. “O tema da Formação Político-Sindical é primordial, é o coração da nossa organização sindical e da nossa luta porque nos desafia a discutir novos temas, de aprimorar a formação dos(as) dirigentes, de inserir novos segmentos. A turma apontou que é necessário fazer trabalho de base, essa foi a principal bandeira defendida para a formação e organização sindical".
Já o delegado do 12º CNTTR Elton Osvaldo de Souza disse que, “sem formação, não chegamos a lugar nenhum. Os(as) nossos(as) dirigentes precisam passar por formação para ajudar a correr atrás dos nossos direitos. Foi muito bom esse debate, além de termos trocamos experiências sobre as experiências de formação dos estados.”
FONTE: Assessoria de Comunicação 12º CNTTR - Verônica Tozzi