Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS 2019
Finanças, Sociais, Agrária, Formação e Mulheres reúnem-se em Brasília
WhatsApp

26 de Novembro de 2018


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
marcha das margaridas 2019

O final do ano está chegando e, com ele, os Coletivos Nacionais vão realizando suas últimas reuniões e Seminários Nacionais para avaliar as ações, planejar as estratégias para o próximo ano e elaborar propostas e resoluções para aprovação do Conselho Deliberativo da CONTAG, que estará reunido nos dias 28 e 29 de novembro, também em Brasília/DF.

Dirigentes e assessores(as) das áreas de Finanças e Administração, de Políticas Sociais, Política Agrária, Formação e Organização Sindical e da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais estão reunidos(as) de hoje (26) a 28, próxima quarta-feira.

A abertura conjunta dos Coletivos citados acima e também do Seminário Nacional sobre Parcerias e Relações Internacionais para a Agricultura Familiar e suas Organizações ocorreu na manhã desta segunda-feira, no auditório principal do Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR/CONTAG), reunindo os(as) participantes, a Diretoria da CONTAG, as Coordenações Regionais, dirigentes e assessorias das Federações, o presidente da Unicafes, Vanderley Ziger, o secretário nacional de Finanças da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Sérgio de Miranda, e a representante do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL), Rosy Zúniga.

Todos e todas dirigentes da CONTAG fizeram uma breve saudação e destacaram suas expectativas com essa semana com várias atividades simultâneas, ressaltando suas preocupações com a atual conjuntura política e econômica brasileira. O presidente da CONTAG, Aristides Santos, destacou alguns cenários colocados para o movimento sindical e reafirmou a importância dos Coletivos e do Conselho Deliberativo para a tomada de decisões sobre a atuação do Sistema Confederativo CONTAG no próximo período. “Não é uma conjuntura fácil. O ataque aos direitos individuais e coletivos está acontecendo no mundo inteiro. É uma onda conservadora que está avançando em muitos países. Temos uma economia que está devagar e grande número de desemprego em todo o País. A nossa expectativa é que a última reunião do Conselho Deliberativo da CONTAG do ano, nos dias 28 e 29 de novembro, aprove resoluções para a atuação do movimento sindical a partir dos encaminhamentos dos nossos Coletivos e Seminários Nacionais. Portanto, estamos com expectativas boas, de muita luta para enfrentarmos esse cenário desafiador”, destacou Aristides.

FINANÇAS E SOCIAIS

De 26 a 28 de novembro, os(as) secretários(as) de Finanças e Administração e de Políticas Sociais das Federações e da CONTAG, bem como as assessorias das áreas, que compõem os Coletivos Nacionais de Finanças e de Políticas Sociais, estarão reunidos no Encontro Nacional de Avaliação do Processo de Capacitação em Sustentabilidade Político-Financeira. Os objetivos são construir estratégias de atuação político-sindical para o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira do MSTTR considerando as Deliberações congressuais e o Planejamento Estratégico da CONTAG, e as mudanças na atual conjuntura política; e avaliar as estratégias adotadas na 4ª Etapa do Plano Sustentar do ano de 2018 e de planejar as ações para 2019. Além de fazer uma análise de conjuntura sobre o processo eleitoral, os desafios do movimento sindical, entre outras questões, o primeiro dia está reservado para que o grupo faça um grande debate sobre a sustentabilidade político-financeira do Sistema Confederativo CONTAG. A programação do segundo dia traz a execução e avaliação das Oficinas Estaduais, o debate sobre o Fundo de Amparo Social e a apresentação da Previsão Orçamentária para o exercício de 2019. Já o último dia, quarta-feira (28), será dedicado para o planejamento das atividades para 2019.

Para o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto, o fato de ser a última reunião do ano, após vários Seminários Estaduais, é um dos motivos que configura grandes expectativas. “Mas não é só isso”, disse o dirigente. “Esse coletivo está gerando grandes expectativas porque sabemos da grande responsabilidade que temos e que teremos que encarar daqui para frente. Não podemos deixar que o cenário que desfavorece as organizações sociais como um todo possa gerar fragilidades ou até mesmo diminuição do nosso tamanho, do nosso potencial e da nossa capacidade. Então, estamos confiantes, acreditamos na categoria trabalhadora rural, acreditamos nos homens e mulheres do campo que sempre nos deram apoio e sempre fortaleceram o movimento sindical para ser vivo, forte e combativo”, destacou Juraci.

A secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, que também coordena a atividade ao lado de Juraci, valorizou a integração entre as duas Secretarias – Políticas Sociais e Administração e Finanças – em torno de um tema estratégico para o movimento sindical que é o da Sustentabilidade Político-Financeira. “Estamos fazendo um bom debate sobre a importância da qualidade das ações desenvolvidas pelos nossos Sindicatos, que devem gerar satisfação por parte dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares para avançarmos na nossa sustentabilidade. Também vamos avaliar os resultados e os Planos de Trabalho construídos e em desenvolvimento a partir dos Encontros Estaduais. Agora, um dos grandes desafios é chegar cada vez mais perto das nossas bases, junto às nossas Federações, conhecer as realidades dos nossos sindicatos, dos nossos pólos e, de forma coletiva, acharmos os caminhos para a superação das dificuldades e fortalecer o nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS)”, destacou Edjane.



POLÍTICA AGRÁRIA

Durante três dias (26 a 28 de novembro), acontece em Brasília-DF, o Coletivo Nacional de Política Agrária/ Seminário Nacional: Reforma Agrária e Crédito Fundiário, onde dirigentes e assessores(as) do Sistema Confederativo CONTAG fazem uma avaliação dos Encontros Estaduais de Reforma Agrária e do Acampamento Nacional pela Reforma Agrária e Agricultura Familiar. E debatem sobre: Cadeias produtivas da Reforma Agrária e Crédito Fundiário; Desafios para a Política de Reforma Agrária no Brasil e para o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF); e traçam ações para a Reforma Agrária e Crédito Fundiário em 2019. As temáticas trabalhadas são coordenadas pelo secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias D’Angelo Borges, e têm as contribuições do ex-assessor da CONTAG e representante da Resist Consultoria, Carlos Eduardo Chaves; do diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária (INCRA); do diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento (INCRA), Clóvis Figueiredo Cardoso; e da subsecretária de Reordenamento Agrário, Raquel Porto Santori.

“Vamos aproveitar este momento para avaliarmos as nossas ações e desafios enquanto Sistema CONTAG, e tirar encaminhamentos para ver como vamos tocar daqui para frente diante do novo cenário político estabelecido no Brasil após as Eleições de 2018, sobretudo no que se refere às questões referentes à Reforma Agrária e ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)”, destacou o secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias D’Angelo Borges.



FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SINDICAL

Também de 26 a 28 de novembro de 2018, em Brasília/DF, acontece o Coletivo de Formação e Organização Sindical/ Seminário Nacional de Aprofundamento Temático e Desenvolvimento Metodológico, que tem como objetivo fortalecer as estratégias de formação e de organização sindical do Sistema Confederativo CONTAG, diante das implicações da conjuntura atual no Brasil. Na pauta debatida durante os três dias, dirigentes e assessores(as) do Sistema CONTAG têm a oportunidade de: conhecer sobre a pesquisa e ou processo de investigação utilizado para a sistematização da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC); saber sobre as estratégias formativas da multiplicação criativa realizadas nos estados; refletir sobre a importância das experiências de base da formação e os desafios da estratégia e prática; debater sobre a gestão compartilhada da o Fundo Solidário da ENFOC; discutir sobre o contexto atual da organização e seus impactos para as entidades sindicais; e analisar as questões acerca do registro das entidades sindicais. Colaboram com as temáticas o secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto Santos Silva (Guto); Equipes das Secretarias de Formação e Organização Sindical da CONTAG e FETAGs; a representante da PLAS/CEAAL, Iara Lins, e da CEAAL, Rosy Zúniga. No dia 28, serão firmados os encaminhamentos, compromissos e corresponsabilidades resultados das discussões durante o Coletivo/Seminário.

“A partir do itinerário pedagógico e das ações formativas da ENFOC enfrentaremos este Projeto conservador que infelizmente foi vitorioso na Eleição Presidencial de 2018. Acreditamos que todo este debate nos estimulará a fazer uma leitura crítica sobre o nosso processo formativo e a troca de experiências servirá como instrumento pedagógico fundamental para orientar qualquer ajuste e redirecionamento para a formação de base. No que se refere à Organização Sindical, o debate proposto permitirá que os(as) dirigentes das Federações tenham a percepção do que está em jogo com a extinção do Ministério do Trabalho, a exemplo das questões sobre o Registro Sindical”, destacou o secretário de Formação e Organização da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).



MULHERES

A Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR) também está reunida em Brasília, nos dias 26 e 27 de novembro, para a sua reunião do ano. A CNMTR espera, nestes dois dias, construir um balanço político do processo de mobilização 2018 da 6ª Marcha das Margaridas, identificando os avanços, desafios, a percepção das mulheres e das entidades sindicais; atualizar o debate sobre a conjuntura em que se realiza a Marcha das Margaridas 2019, de forma a criar uma visão estratégica sobre os rumos a serem definidos para a sua realização; definir estratégias e agenda de mobilização da Marcha das Margaridas 2019, para o próximo semestre, coerentes com os desafios da conjuntura e o querer das Margaridas. Para isso, o primeiro dia da reunião propiciou a realização de um balanço das ações de construção da Marcha a partir de trabalho de grupo por região, de uma exposição dialogada sobre os elementos da conjuntura e sobre os desafios colocados para as mulheres da agricultura familiar, e um diálogo entre a Diretoria da CONTAG e a Comissão. Já o segundo dia destacará a definição das estratégias para a realização da Marcha das Margaridas e encaminhamentos.

Para a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, a expectativa é sempre muito grande de reunir a Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais. “A expectativa é de sair muito mais animada no processo de construção da Marcha das Margaridas 2019. Durante esses dias, vamos fazer um balanço desse processo, vendo as ações que estão sendo realizadas nos estados e municípios. A partir do cenário colocado para todas e todos em 2019, também vamos pensar nas nossas estratégias para enfrentar a conjuntura, principalmente por ser o ano em que vamos realizar a nossa Marcha. Então, vamos animar a mulherada para continuar firmes nesse caminho de construção da nossa grande Marcha, de debate, formação e mobilização da nossa base, para sairmos mais fortalecidas, acreditando na luta. Vamos fazer ecoar as nossas vozes, as vozes das Margaridas em todos os cantos do País”, disse Mazé.



FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi e Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico