Cerca de 700 jovens rurais lotaram a sala de projeção do Cine Brasília nesta terça-feira (27). Eles assistiram ao filme Araguaya, Conspiração do Silêncio, de Ronaldo Duque. O deputado federal José Genoíno (PT/SP), personagem principal do filme, esteve presente na sessão e falou aos jovens rurais no início da sessão.
A narrativa conta a participação de José Genuíno num treinamento de guerrilha na floresta amazônica, em plena ditadura militar (década de 60). Antes da sessão, o deputado federal do PT falou sobre o contexto histórico da época e lembrou que quando recebeu o treinamento tinha a idade dos jovens rurais que participam do Festival. "Éramos jovens e sonhávamos com a revolução", lembra ele. Disse ainda que é preciso olhar o futuro com coragem e esperança, mas, estar sempre atento ao passado. "A história é como um retrovisor, você tem de olhar para frente, sem nunca esquecer o que está atrás", comentou.
Duque disse que é uma enorme satisfação apresentar o filme para os jovens rurais, ainda mais sabendo que muitos nunca entraram numa sala de cinema. "Eles reagem a cada cena. Sem dúvida o público de hoje é um dos mais especiais para mim", explica. "É importante que os jovens não percam a capacidade de se indignarem frente às injustiças", completou. FONTE: Agência Contag de Notícias