A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Ceará (Fetraece) promove até amanhã (27) a 2ª Plenária estadual da entidade. São 176 delegados - dos quais 95 mulheres e 81 homens - representando 184 sindicatos, que se reuniram para fazer uma avaliação das ações do movimento sindical no estado.
Hoje os participantes debateram sobre a conjuntura política do movimento e da política eleitoral, com foco nas eleições deste ano. "As exposições e as colocações apontam a necessidade de fortalecermos o movimento sindical nos municípios, elegendo vereadores, prefeitos e vice-prefeitos que estejam ligados aos partidos de esquerda, aliados aos objetivos do nosso Projeto Alternativo e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário", comenta o vice-presidente da Fetraece, Luiz Carlos de Lima.
Amanhã, haverá discussão em grupos sobre os temas organização, gestão e auto-sustentação; política agrária e meio ambiente; política agrícola, assalariados e assalariadas rurais e políticas sociais; organização sindical, formação e comunicação e, ainda, juventude, gênero e organização das mulheres rurais.
Os delegados reunidos na 2ª Plenária também discutem temas que a Fetarece quer levar ao 10º Congresso da Contag, marcado para o ano que vem. FONTE: Ciléia Pontes e Danielle Santos