A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares no Estado Ceará (Fetraece) iniciou na segunda-feira, 04, na sede da entidade, em Fortaleza, o segundo módulo da quarta turma estadual de educadores sindicais do Projeto Raízes – Cidadania e Emancipação dos Sujeitos do Campo, através da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc). O curso que conta com lideranças das regionais do Vale Jaguaribe, Iguatu, Sertão Central e Grande Fortaleza, teve o encontro aberto pela secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação da Fetraece, Lucilene Batista. Nesta terça-feira, 05, os trabalhos foram coordenados pelo secretário de Formação e Organização Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Juraci Souto (foto).
Este segundo módulo tem como tema a “Vida Sindical – História, Concepção e Prática” e até a sexta-feira, 08, será desenvolvido por diretores e assessores da Fetraece, além de convidados, como Juraci Souto.
O Secretário da Contag abordou junto aos educandos a conjuntura atual do movimento sindical e como foi à caminhada e histórias de lutas no decorrer dos anos. Para Souto, a formação é uma das prioridades e destacou que paralela à turma estadual cearense ocorre o primeiro módulo da quinta turma nacional da Enfoc, que também conta com representantes do Ceará.
O curso faz parte da estratégia formativa da Enfoc, alicerçado nos eixos pedagógicos Memória e Identidade, e Pedagogia para uma Nova Sociabilidade, orientados pelos eixos temáticos: Estado, Sociedade e Ideologia (desenvolvido no primeiro módulo); Vida Sindical – História, Concepção e Prática; e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. No total, são 96 horas aula. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETRAECE - Janes P. Souza