Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CEARÁ
FETRAECE – 51 anos lutando pelo melhor da categoria dos agricultores e agricultoras familiares
WhatsApp

19 de Setembro de 2014



TEMAS RELACIONADOS:
ceará

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares no Estado do Ceará (Fetraece) está em festa. Nesta sexta-feira, 19 de setembro de 2014, é comemorado 51 anos de lutas pela categoria. Instituição sindical de 2º grau e única Federação no Ceará com representação e representatividade dos homens e mulheres do campo.

Com sede em Fortaleza, atualmente é formada por uma Direção Executiva com Presidência; Vice-presidência; Secretaria Geral; Secretaria de Finanças; Secretaria de Formação, Organização Sindical e Comunicação; Secretaria de Políticas Agrícolas; Secretaria de Políticas Agrárias e Meio Ambiente; Secretaria de Assalariados Rurais; Secretaria de Mulheres Rurais; Secretaria de Políticas Sociais e Secretaria de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. A Fetraece conta também com oito Regionais (Cariri, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Grande Fortaleza, Sertão Central, Sobral e Vale do Jaguaribe), tudo para melhor atender os 183 sindicatos filiados e os mais de um milhão e duzentos mil agricultores e agricultoras familiares, sendo desses, cerca de 800 mil sócios e sócias dos sindicatos municipais.

A Federação integra o sistema da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e é filiada na Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Com estes 51 anos de história, a Fetraece tem uma longa caminhada na luta por melhorias para a categoria. Fundada em 19 de setembro de 1963, quando a Federação das Associações dos Lavradores e Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (FALTAC) e os sindicatos rurais existentes realizaram assembleias para a criação de três federações que seriam responsáveis por representar os agricultores/as e os sindicatos existentes.

Surgia então a Federação dos Trabalhadores na Lavoura do Estado do Ceará (sede em Assaré), presidida por Jesus Batista de Oliveira; Federação dos Trabalhadores Autônomos Rurais do Estado do Ceará (sede em Iguatu), presidida por Vicente Pompeu; e a Federação dos Pequenos Proprietários e Posseiros do Estado do Ceará (sede em Caridade), presidida por Vitorino de Sousa.

No decorrer desta jornada, foi enfrentada com garra e determinação a mancha na história brasileira chamada de Regime Militar. A Fetraece, assim como diversas outras instituições de mobilização sindical, passou por intervenção e vários companheiros foram presos, logo após o Golpe Militar em 1964.

Em 1969 a três federações que agiam de forma regional se fundiram. Os agricultores então optaram por nomear de Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece). Mesmo com o Regime Militar, o movimento sindical cresceu em número de sindicalistas e também de municípios que criavam os sindicatos municipais.

Atualmente a Federação conta com 183 sindicatos filiados, a exceção é Fortaleza, que em virtude da expansão urbana não conta mais com número significativo de agricultores/as familiares. Os remanescentes são atendidos diretamente pela Regional Grande Fortaleza.

A luta foi árdua e nunca pode parar, mas dias melhores chegaram. Nos últimos anos o movimento sindical tem conseguido diversas políticas públicas, como Garantia Safra, Pronaf, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e ações de convivência com o Semiárido.

Estes 51 anos só é possível pela força e a convicção de homens e mulheres que acreditam na união de uma categoria como forma de conquistar melhorias. Os homenageados são eles e elas, que lutam dia após dia para colocar comida na mesa dos brasileiros. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETRAECE - Janes P. Souza



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico