Cerca de 200 famílias de trabalhadores rurais ligados a Fetape, bloquearam nesta terça-feira (6) pela manhã a BR-101 Sul, entre os municípios de Ribeirão e Palmares, no estado de Pernambuco. A ação é em protesto à ocupação da fazenda Altinho, no município de Gameleira, Zona da Mata, por famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
A Fetape já havia conseguido, em 19 de abril de 2005, a desapropriação da área de 700 hectares pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Em dezembro do mesmo ano foi assinada a imissão de posse. Mas os agricultores nunca foram assentados porque o MST ocupou a área logo após a desapropriação. "Nunca quisemos confronto com o MST, mas estamos há quase dois anos à espera do Incra, que não cumpre o que delibera", justifica o diretor de Política Agrária e Meio Ambiente da Fetape, Paulo Roberto Rodrigues Santos.
Desde então, os trabalhadores e trabalhadoras da Fetape aguardam a posição do Incra debaixo de lonas, em um acampamento nas margens da BR 101. Mas agora a BR será duplicada exatamente no trecho onde eles estão.