Nos próximos dias 18 e 19 de junho, a Fetape realizará o Encontro de Preparação da Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras da Zona da Mata 2013/2014. A atividade acontece no Centro Social da Federação, em Carpina, e deve reunir dirigentes sindicais de todos os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) da Região.
Para chegar às prioridades trabalhadas este ano, a programação prevê uma série de análises sobre os contextos econômicos, sociais e políticos dentro dos quais a Campanha Salarial será desenvolvida. Para facilitar os debates, a Federação contará com a participação de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores a Agricultura (Contag) e do Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O diretor de Política Salarial da Fetape, Paulo Roberto Rodrigues destaca alguns dos pontos importantes a serem discutidos no encontro: “Vamos debater, sem dúvida, a questão da obrigatoriedade da oferta de alimento ao trabalhador, em seu local de trabalho; os contratos de trabalho por tempo determinado e os contratos dos safristas; o modelo de desenvolvimento adotado para a Zona da Mata, que vem impactando diretamente nas condições de trabalho e renda do homem e da mulher do campo; e a importância da reestruturação produtiva da região”, explica.
Salário: condição importante para um emprego e um trabalho decente
Algumas das pautas que serão discutidas durante o Encontro de Preparação da Campanha Salarial 2013/2014 dialogam com eixos que estão sendo debatidos na elaboração da Agenda do Emprego e Trabalho Decente de Pernambuco, a exemplo da Informalidade e da Precarização nas Relações do Trabalho.
Essa agenda traz orientações e recomendações ao estado e aos municípios para garantir condições dignas à classe trabalhadora ligada a atividades urbanas e rurais, formalizadas ou não. Órgãos como o Ministério Público e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) terão como papel monitorar e cobrar do poder público e de empregadores que cumpram as recomendações contidas no documento.
A Agenda, que está sendo elaborada por uma Comissão Tripartite, formada por representantes do governo, dos empregadores e dos trabalhadores, tem a Fetape como única Federação representante dos/as assalariados/as rurais.
Da Comissão, que irá se reunir, no dia 20 de junho, para discutir os eixos que devem compor a Agenda, participam também, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil ( CTB), Força Sindical e União Geral dos Trabalhadores (UGT). FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE - Ana Célia Floriano