Com o objetivo de discutir a implementação de políticas públicas para o combate à seca em Pernambuco, o secretário de Política Agrícola da Fetape, Adelson Freitas, e Aldo Santos, da Articulação no Semi-árido (Asa-PE), se reuniram no gabinete do secretário de Reforma Agrária de Pernambuco, Angelo Ferreira, para entregar o Plano de Convivência com o Semi-Árido.
Uma das propostas do plano é a recomposição do Conselho de Desenvolvimento Sustentável com espaço ativo de discussão. O plano prevê desde ações emergenciais a apoio às cadeias produtivas no Estado que sofrem com a seca. Nessa área, o plano propõe o fortalecimento da capacidade de produção do biodisel.
Adelson Freitas diz que sociedade civil e poder público precisam se articular para que famílias possam viver em suas terras, mesmo em períodos críticos. ?Estudos provaram que a estiagem que começou em 2005 vai durar até 2011?, acentua Adelson. Por isso a urgência da articulação entre sociedade civil e Estado.
Para o coordenador estadual da Asa-PE, Aldo Santos, o plano foi bem recebido pelo governo do Estado. "Discutimos muito e percebemos que temos metas em comum com a Secretaria. Existe vontade política para que as discussões prossigam" comenta Aldo. Na reunião do Conselho Municipal, prevista para o início de março, será definido um plano estratégico de ação conforme os recursos disponíveis no momento. "Discutiremos também de que maneira vamos nos mobilizar para captar mais recursos".
Com informações da Fatep