A Direção da Fetape esteve reunida, na manhã de ontem (19), com o novo secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota. Durante o encontro, que ocorreu na sede da Federação, os/as diretores abordaram pautas que consideram estruturantes para o desenvolvimento do campo em Pernambuco, a exemplo do fortalecimento da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (Seaf) e da implementação das diretrizes propostas pelo Movimento Sindical Rural (MSTTR) e outros movimentos e organizações sociais, desde 2013, referentes à Convivência com o Semiárido e à Reestruturação Socioprodutiva da Zona da Mata.
O presidente da Fetape, Doriel Barros, iniciou sua fala destacando a importância dessa abertura de diálogo do Governo com o Movimento Sindical Rural, já que a Federação e os seus Sindicatos têm contribuído diretamente com as grandes lutas políticas ocorridas no estado em prol das populações do campo. “Queremos estar no debate político, mas queremos também pautar a estrutura, pois é ela que possibilita o fortalecimento das questões políticas”, disse.
Nesse sentido, Doriel destacou alguns dos pontos que têm integrado as pautas das grandes mobilizações do MSTTR, a exemplo do fortalecimento da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), inclusive ampliando o seu orçamento; da reestruturação do Iterpe, um órgão importante para o desenvolvimento do Crédito Fundiário no estado, mas que tem deixado, e muito, a desejar; da implementação das estratégias de convivência com o Semiárido e de reestruturação socioprodutiva da Zona da Mata, já apresentadas ao Governo do Estado, mas que não tiveram a atenção adequada.Ambos os documentos foram entregues ao secretário, ao final do encontro.
Questões como assistência técnica, políticas públicas para a terceira idade, sucessão rural e agroecologia também foram colocadas na mesa. Os membros da direção pontuaram, ainda, a importância de o governo está apoiando e dialogando com o Movimento durante mobilizações estratégicas para o campo, a exemplo do Grito da Terra, Marcha das Margaridas e Festival da Juventude.
Ao final das exposições dos dirigentes, Nilton Mota falou da importância de estar recebendo essas demandas da Fetape. “Essa parceria será muito importante. Além da discussão, queremos garantir a implementação das ações. Precisamos construir uma pauta única, Movimentos Sociais e Governo”, destacou.
O gestor disse que entre os seus compromissos estão o fortalecimento da Seaf e o estabelecimento de medidas estruturantes de convivência com o Semiárido. Ele pontuou, ainda, que não consegue perceber o desenvolvimento do campo sem uma assistência técnica adequada; e que deseja acompanhar de perto as questões referentes ao Crédito Fundiário.
Ao final, o secretário se comprometeu também em fortalecer as Secretarias de Agricultura dos Municípios, para que as ações cheguem às bases; e em dialogar diretamente com as pautas dos jovens e das mulheres rurais.
Da reunião, participaram também o chefe de gabinete do deputado Manoel Santos, Edilazio Wanderley Filho, e o coordenador do Centro Agroecológico Sabiá, Alexandre Pires. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE