Competições esportivas, música, dança, poesia e desfile do garoto e da garota rural. Essa foi a programação do 9o Festival da Juventude Rural de Rondônia, organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado (Fetagro). O evento ocorreu durante a Feira Estadual da Produção da Agricultura Familiar, em Ji Paraná, e reuniu cerca de 2.500 pessoas. Neste ano, o festival abordou o tema: Juventude com saúde vivendo sem preconceito.
O coordenador estadual de jovens da Fetagro, Fábio Meneses, explicou que é importante abordar questões ligadas ao preconceito, porque muitos jovens sofrem com o problema dentro das escolas. "Precisamos saber o que estamos produzindo, quem se alimenta da nossa produção e saber também como a juventude é tratada no campo e fora dele."
A Fetagro foi pioneira nos festivais da juventude rural. O evento inspirou a Comissão Nacional de Jovens da Contag a promover o primeiro Festival Nacional da Juventude Rural. Fábio Meneses avalia que o evento de Rondônia ganhou forças após a edição nacional. Na ocasião, os jovens do estado venceram oito modalidades esportivas e, ainda, o concurso para a escolha do hino da juventude rural.
Fernanda Peregrino