A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO), por meio da Vice-Presidência e Secretaria de Política Agrária, realiza de 23 a 25, em Rolim de Moura, capacitação sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Regional Zona da Mata (Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Cacoal, Ministro Andreazza, Rolim de Moura, Novo Horizonte, Castanheiras, Parecis e Nova Brasilândia).
A capacitação tem por objetivo melhorar o entendimento e acelerar os encaminhamentos das propostas do crédito fundiário pelos sindicatos. Essa capacitação técnica é feita com a participação do diretor responsável pela condução do programa no sindicato, que ficará com a parte política administrativa de difusão, mobilização, qualificação da demanda e elegibilidade; e de um funcionário ou técnico para operacionalizar o Sistema de Informações Gerenciais do Crédito Fundiário (SIG-CF). É através deste sistema que se tem todas as informações sobre o programa em nível municipal, estadual e nacional.
De acordo com o novo secretário de políticas agrárias da FETAGRO, Udo Whalbrink, a capacitação atende a exigência do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que visa melhorar a qualidade da informação, qualificação das propostas, redução do tempo e qualidade do programa como um todo; e conta com a parceria da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), por meio da Unidade Técnica Estadual (UTE) - órgão responsável pela execução do programa no Estado - com intenção de haver uniformidade das ações do Sindicato e FETAGRO com as demandas da UTE.
“Esta é a primeira de uma série de atividades de capacitação para avançarmos na implantação do programa no Estado e de diminuir a burocracia e o tempo de tramitação das propostas", explicou o secretário Udo, que esteve acompanhado neste primeiro dia de curso do presidente da FETAGRO Fábio Menezes e do assessor da Federação e técnico do crédito fundiário Ênio Medeiros.
Será feito também um treinamento com simulador do PNCF, em que através deste pode-se verificar os cálculos aproximados dos valores e o números das parcelas a serem pagas anualmente, sendo observadas as linhas de crédito CPR – Combate a Pobreza Rural, NPT – Nossa Primeira Terra e CAF – Consolidação da Agricultura Familiar, os juros, as carências e os bônus.
Ainda pela programação do curso, está prevista para o último dia do curso, quarta-feira (23), a realização de uma mesa de negociação com o Banco do Brasil, Emater, Plantec, secretários municipais de agricultura e de assistência social.
”Acreditamos nesta iniciativa, uma vez que vemos as chances de sucesso do programa aumentar e a realização dos sonhos das famílias em serem donas dos seus pedaços de terras, conseguindo autonomia financeira e inserção na sociedade, enquanto a terra estará cumprindo a sua função social”, observou Udo.
O evento acontece na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rolim de Moura, situado na avenida São Luiz, 4688, bairro Centro. FONTE: Assessoria de Comunicação FETAGRO - Luciane Machado