Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RONDÔNIA
Fetagro:22 anos de lutas e conquistas para o campo
WhatsApp

24 de Junho de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
rondônia

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) completa 22 anos de fundação hoje, 23 de junho de 2015.

Ao longo destes anos consolidou-se como entidade sindical de representação, mobilização e articulação dos trabalhadores (as) rurais na agricultura familiar.

Presente em todo o Estado, com 43 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) filiados e representando mais de 120 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais, a Federação tem como principais bandeiras de luta a reforma ampla e massiva e a implementação de políticas públicas que atendam aos trabalhadores (as). E tem como desafio fortalecer a agricultura familiar, assegurando condições dignas aos agricultores (as) que vivem e trabalham com a terra, produzindo mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

A FETAGRO, institucionalmente, representa e encaminha as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no Estado de Rondônia.

Atua prioritariamente por direitos e oportunidades de vida e trabalho digno no campo, realizando ao longo de seus 22 anos significativas atividades, projetos e ações.

Em Rondônia, a FETAGRO desenvolveu e continua a desenvolver grandes ações que sustentam melhores condições de vida para os trabalhadores (as) rurais, como a Campanha de Valorização das Reservas Legais e Matas Ciliares, proporcionando um forte debate ambiental e reforçando a importância da agroecologia; Projeto Gênero e Saúde no Campo; Projeto Habitação Rural, tornando-se a primeira federação a executá-lo na Região Norte e tendo beneficiado mais de quatro mil famílias com novas moradias. Também tem incentivado o cooperativismo de crédito e de produção com a implantação do Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária - Sistema Cresol; implementado o crédito fundiário no Estado, fazendo com que pessoas consigam financiar suas propriedades; e foi a principal mobilizadora no Estado para a aprovação do novo Código Florestal Brasileiro.

Importantes conquistas em políticas públicas para a agricultura familiar vieram da força e reivindicação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). E a FETAGRO, juntamente com todo o movimento sindical, teve participação ativa e determinante nestas conquistas. Entre elas: Lei da Agricultura Familiar (Lei 11.326/2006); Lei da Previdência (Lei 11.718/2008); Lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar –PNAE (Lei 11.947/2009); Lei da Habitação Rural – PNHR (Lei 11.977/2009); Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf; Programa Nacional de Educação no Campo - Pronacampo, Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF, Assistência Técnica, entre outros. Outra grande conquista que merece destaque, foi a eleição do companheiro Lázaro Dobri, o “Lazinho da Fetagro”, para deputado estadual nas eleições de 2014. Lazinho foi presidente da Federação por dois mandatos e também vice-presidene e secretário de política agrária. Essa conquista representa a união da categoria e a oportuniade de ter as neccessidades dos trabalhadores (as) rurais e da agricultura familiar pautadas no Estado.

Nesses 22 anos de história da FETAGRO, muito foi feito e conquistado com a garra de muitos(as) dirigentes que por ela passaram e trabalharam intensamente para que a Federação e todo o conjunto do Movimento Sindical no Estado – FETAGRO e Sindicatos, permanecesse firme e crescesse cada vez mais, se fortalecendo para enfrentar os desafios.

E hoje, a FETAGRO é uma federação forte, focada na promoção de um desenvolvimento rural sustentável e solidário, onde todos e todas tenham terra e possam produzir alimentos sadios e de forma digna; no fortalecimento da Agricultura Familiar; e no combate à injustiça no campo. Parabéns à FETAGRO e a todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais por esta trajetória de 22 anos de lutas e conquistas para o campo! FONTE: Assessoria de Comunicação FETAGRO



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico