A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) completa 22 anos de fundação hoje, 23 de junho de 2015.
Ao longo destes anos consolidou-se como entidade sindical de representação, mobilização e articulação dos trabalhadores (as) rurais na agricultura familiar.
Presente em todo o Estado, com 43 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) filiados e representando mais de 120 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais, a Federação tem como principais bandeiras de luta a reforma ampla e massiva e a implementação de políticas públicas que atendam aos trabalhadores (as). E tem como desafio fortalecer a agricultura familiar, assegurando condições dignas aos agricultores (as) que vivem e trabalham com a terra, produzindo mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.
A FETAGRO, institucionalmente, representa e encaminha as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no Estado de Rondônia.
Atua prioritariamente por direitos e oportunidades de vida e trabalho digno no campo, realizando ao longo de seus 22 anos significativas atividades, projetos e ações.
Em Rondônia, a FETAGRO desenvolveu e continua a desenvolver grandes ações que sustentam melhores condições de vida para os trabalhadores (as) rurais, como a Campanha de Valorização das Reservas Legais e Matas Ciliares, proporcionando um forte debate ambiental e reforçando a importância da agroecologia; Projeto Gênero e Saúde no Campo; Projeto Habitação Rural, tornando-se a primeira federação a executá-lo na Região Norte e tendo beneficiado mais de quatro mil famílias com novas moradias. Também tem incentivado o cooperativismo de crédito e de produção com a implantação do Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária - Sistema Cresol; implementado o crédito fundiário no Estado, fazendo com que pessoas consigam financiar suas propriedades; e foi a principal mobilizadora no Estado para a aprovação do novo Código Florestal Brasileiro.
Importantes conquistas em políticas públicas para a agricultura familiar vieram da força e reivindicação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). E a FETAGRO, juntamente com todo o movimento sindical, teve participação ativa e determinante nestas conquistas. Entre elas: Lei da Agricultura Familiar (Lei 11.326/2006); Lei da Previdência (Lei 11.718/2008); Lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar –PNAE (Lei 11.947/2009); Lei da Habitação Rural – PNHR (Lei 11.977/2009); Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf; Programa Nacional de Educação no Campo - Pronacampo, Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF, Assistência Técnica, entre outros. Outra grande conquista que merece destaque, foi a eleição do companheiro Lázaro Dobri, o “Lazinho da Fetagro”, para deputado estadual nas eleições de 2014. Lazinho foi presidente da Federação por dois mandatos e também vice-presidene e secretário de política agrária. Essa conquista representa a união da categoria e a oportuniade de ter as neccessidades dos trabalhadores (as) rurais e da agricultura familiar pautadas no Estado.
Nesses 22 anos de história da FETAGRO, muito foi feito e conquistado com a garra de muitos(as) dirigentes que por ela passaram e trabalharam intensamente para que a Federação e todo o conjunto do Movimento Sindical no Estado – FETAGRO e Sindicatos, permanecesse firme e crescesse cada vez mais, se fortalecendo para enfrentar os desafios.
E hoje, a FETAGRO é uma federação forte, focada na promoção de um desenvolvimento rural sustentável e solidário, onde todos e todas tenham terra e possam produzir alimentos sadios e de forma digna; no fortalecimento da Agricultura Familiar; e no combate à injustiça no campo. Parabéns à FETAGRO e a todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais por esta trajetória de 22 anos de lutas e conquistas para o campo! FONTE: Assessoria de Comunicação FETAGRO